O polipropileno expandido (EPP) oferece características físicas que o tornam ideal para a aplicação em materiais automotivos. Muito além de ser apenas um aliado desses produtos, o EPP permitiu que esse mercado evoluísse de forma exponencial. Vamos entender melhor como e por que isso aconteceu!
Produção do polipropileno expandido
Podemos dizer que o polipropileno expandido é da mesma família de materiais que o poliestireno expandido (EPS Isopor®). Ambos os polímeros passam por um processo de transformação similar, mas têm diferenças importantes.
Primeiramente, o EPP é misturado com elementos químicos, como o benzeno e o cloreto de alumínio, o que permite que o material apresente maior resistência a impactos sucessivos, podendo até ser usado em elementos estruturais.
Esse processo também proporciona alta resistência química e compatibilidade com outros materiais, o que é essencial para a montagem automotiva. Tudo isso com a leveza característica dos polímeros expandidos.
O polipropileno no mercado automotivo
A produção em polipropileno expandido permite que peças como as estruturas de assento e knee paddings sejam mais leves, possibilitando que os meios de transporte imprimam maior velocidade, com menor gasto energético.
Mesmo com essa leveza, a alta resistência desse material ainda oferece a segurança necessária em meios de transporte. Juntamente à alta compatibilidade com outros tipos de substâncias químicas, o polipropileno expandido se tornou o material ideal para aplicações em diferentes áreas de um automóvel, para diferentes propósitos.
Essa versatilidade faz com que o polipropileno expandido também ofereça um ótimo custo x benefício para as montadoras, que podem produzir componentes com propriedades mecânicas diferenciadas.
Sustentabilidade
Diferentemente do que muitos pensam, o EPP é reciclável, apesar de levar petróleo em sua composição, apenas 4% dessa matéria prima é destinada a produção de polímeros, grupo de materiais do qual o polipropileno faz parte.
Quer saber mais sobre o polipropileno expandido (EPP)? Tire suas dúvidas sobre esse material no site da Knauf Isopor®!