A exportação de peixes tem sido uma das principais atividades do setor da piscicultura e o seu crescimento vem apresentando benefícios tanto para os produtores (de todos os portes) quanto para os consumidores, já que o pescado é o animal que apresenta a proteína mais saudável do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por conta do alto número de espécies, extensão do território nacional e condições climáticas favoráveis, o Brasil é um dos países que mais apresentam potencial de crescimento no segmento. Somente no primeiro semestre de 2021, de acordo com os dados da COMEXSTAT em parceria com o Ministério da Economia, foram exportadas mais de 13 milhões de toneladas pelo mundo, com destaque para o Oriente Médio que representou 17% do faturamento, aproximadamente 8 milhões de dólares.
Infelizmente, outros números ainda continuam altos no mercado de pescados. O acondicionamento de pescados inadequado representa hoje uma perda de 25% do setor, segundo o Ministério da Pesca e da Aquicultura, o que exige a utilização de soluções adequadas para maior segurança e agilidade.
Conheça a solução da Knauf para a exportação de peixes
Por se tratar de produtos que são escoados frescos ou congelados, a exportação de peixes exige rapidez, praticidade e organização na logística para garantir a qualidade dos produtos e a saúde do consumidor final. Além disso, existe uma série de normas para a eficácia e segurança da atividade, como:
- O transporte deve ser realizado em uma temperatura que pode variar entre 10ºC e -18ºC;
- Os veículos necessitam de prateleiras e controle de temperatura;
- Alimentos crus e pescados não podem ser transportados na mesma cabine com pessoas, animais vivos e outros produtos para consumo devido ao risco de contaminação;
Vale ressaltar que os pescados devem ser transportados em embalagens higiênicas, fechadas e que apresentam a característica de isolamento térmico, como é o caso das caixas de EPS Isopor® da linha Fish, desenvolvida exclusivamente para o transporte de peixes e frutos do mar e que podem ser utilizadas para os processos logísticos de exportação de peixes.
Vantagens das caixas de EPS Isopor® da Knauf para a exportação de peixes
Desenvolvidas sob medida para atender às suas necessidades, com diferentes tamanhos e padrões, nossa solução além de possuir isolamento térmico e estar em conformidade com as principais normas e exigências do segmento, também apresenta os seguintes benefícios:
- Fácil higienização e não absorve água;
- Resistência contra impactos, evitando possíveis prejuízos;
- Leveza e praticidade;
- Capacidade para acondicionar os mais variados tipos de pescados;
- Flexibilidade e alta durabilidade;
- Economia, com ótima relação custo-benefício.
As caixas de EPS Isopor® são 100% recicláveis, feitas de 98% de ar e 2% de plástico, ou seja, são totalmente atóxicas e não agridem o meio ambiente. Vale destacar também que o material pode ser reaproveitado de outras formas através do processo de reciclagem.
Garanta já a solução da Knauf para a exportação de peixes
Especialista em peças moldadas em EPS Isopor® e líder de mercado no segmento, a Knauf realiza investimentos em tecnologias, proporcionando uma linha exclusiva do material EPS para maior segurança nas operações que envolvem o setor de alimentos.
Todas as embalagens atendem às principais especificações, garantindo os melhores resultados na exportação de peixes. Além disso, nossas caixas de EPS Isopor® também podem ser personalizadas (SILK ou adesivadas) de acordo com o seu pedido, ou seja, com a inclusão do logo de sua empresa.
Para falar agora mesmo com um de nossos consultores, clique no botão abaixo!