Seguir corretamente as etapas da logística reversa EPS Isopor® permite que as empresas de diversos segmentos economizem com esta matéria-prima e gerenciem ações que ajudem a minimizar os impactos no meio ambiente. Portanto, é um paradigma que vai perdurar por muito tempo!
A logística reversa tem como principal objetivo fazer com que os produtos e os resíduos consumidos retornem às empresas para serem reaproveitados ou terem uma destinação correta. Dentro da Knauf, que tem como um de seus pilares a economia circular, ela é considerada uma das principais ações com foco na sustentabilidade.
A organização tem uma estrutura desenvolvida para garantir que o EPS Isopor® possa ser reintroduzido no processo produtivo para se tornar um novo produto do segmento da construção civil, como as lajotas.
No caso de empresas, seguem as etapas da logística reversa do EPS Isopor®:
- O cliente entra em contato com a Knauf e solicita coleta do material;
- Knauf solicita informações sobre material e local de coleta;
- Knauf agenda a coleta do material, alinhado com entregas do cliente;
- Material coletado, 100% reciclado e transformado em novos produtos;
- Knauf emite certificação de destinação correta para o cliente.
Dentro da logística reversa, a Knauf também busca disseminar a importância de empresas realizarem essa ação. Como consequências benéficas, elas conseguem reduzir os seus custos, devido ao reaproveitamento da matéria-prima, além do estímulo à reciclagem.
A implementação desse processo exige conhecimento sobre os produtos que são utilizados. Por isso, aconselhamos que, caso sua empresa tenha interesse em implementar uma logística reversa, é importante ter essas informações citadas, criar metas e uma política clara e que envolva todos os seus funcionários.
Outras formas de reciclar o EPS Isopor®
A Knauf contribui diretamente para o aumentar a porcentagem de EPS Isopor® reciclado, que, atualmente, está em 34,5%, de acordo com a Plastivida. Por isso, além da logística reversa pós-consumo, incentivamos a reciclagem do material de outras maneiras. Confira abaixo algumas delas!
Coleta seletiva
O EPS Isopor® pode ser descartado através da coleta seletiva, permitindo que o material chegue às cooperativas de recicladores, que irão trabalhar em seu reaproveitamento.
De acordo com o Panorama de Resíduos Sólidos 2022, 75% dos municípios possuem essa iniciativa e, caso a sua cidade seja uma das contempladas, procure agora mesmo mais informações sobre essa prática.
PEVs e ecopontos
Os PEVS (Pontos de Entrega Voluntária) são locais em que os consumidores realizam o descarte de materiais específicos. Em todas as suas fábricas, a Knauf disponibiliza PEVs para que os consumidores descartem o EPS Isopor® que, em seguida, faz o seu recolhimento para que ele possa ser reintroduzido em seu processo produtivo.
Knauf inaugura ecoponto em Gramado-RS
Em uma ação realizada em 2022, a Knauf, junto com a prefeitura de Gramado-RS, implantou ecopontos no município para que a comunidade descarte adequadamente o EPS Isopor®.
A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Subprefeitura da Várzea Grande, e pretende evitar que o material seja destinado aos aterros sanitários. O recolhimento do material será feito exclusivamente pela empresa, sem gerar nenhum custo ao município.
O Brasil mais sustentável é um compromisso da Knauf. Por isso, como empresa líder no processamento de EPS Isopor®, adaptamos todos os nossos processos conforme as normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e fazemos parte do Comitê do EPS em parceria com a Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) e a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).
Por fim, a organização assinou o Pacto Global da ONU, se comprometendo a enviar um relatório detalhado de cada medida que vem realizando para promover as diretrizes estabelecidas pela organização.
Quer saber mais sobre outras ações com foco em sustentabilidade? Acesse nosso site agora mesmo clicando aqui!