Os hábitos sustentáveis nas empresas são ações realizadas pelas próprias organizações com o objetivo de reduzir os seus impactos ambientais e na sociedade em geral, também chamada de stakeholders.
O termo sustentabilidade, hoje, pode ser considerada a palavra do século e, aos poucos, tem ganhado ainda mais importância dentro do mercado empresarial, principalmente pelos seus benefícios e pelo desenvolvimento de uma sociedade ecologicamente que vem dia a dia adquirindo maior consciência ambiental. Questões sustentáveis, por exemplo, já alteraram a forma de comunicação entre marcas e stakeholders, visto que estes já confirmaram que preferem consumir de empresas que possuem a sustentabilidade em suas operações, segundo a Union + Webster.
Além disso, realizar ações com foco em sustentabilidade é uma forma de aumentar a competitividade. De acordo com uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), 98% das indústrias adotam pelo menos uma ação sustentável.
Nós, da Knauf, somos uma empresa que tem a sustentabilidade como um de seus principais compromissos e, por isso, listamos alguns hábitos sustentáveis que as empresas devem praticar em sua rotina. Confira!
A importância dos hábitos sustentáveis nas empresas
O mercado hoje já está mais atento aos hábitos sustentáveis nas empresas, tanto que investidores já consideram a realização dessas ações algo primordial na hora de fazer os seus investimentos. Inclusive, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), já possui um índice para medir o grau de sustentabilidade das empresas.
No entanto, além da atração de novos investimentos, outras vantagens podem ser adquiridas pelas empresas:
- Maior engajamento entre colaboradores;
- Retorno maior para a sociedade;
- Agrega maior valor aos produtos;
- Redução de custos.
Portanto, empresas dispostas a investir em hábitos sustentáveis apresentam uma visão avançada de seus negócios. O conceito de sustentabilidade não se refere somente às questões ambientais, mas também aos fatores sociais e econômicos, conhecidos como os três pilares da sustentabilidade.
É dever das empresas no mercado atual implementar hábitos sustentáveis e levar o conhecimento desse termo aos seus colaboradores. Isso porque as práticas com essa finalidade auxiliam diretamente nas gerações futuras, de modo que elas possam ter as mesmas oportunidades que a geração atual possui em relação ao uso de recursos.
Hábitos sustentáveis nas empresas: 5 exemplos
1. Praticar a Logística Reversa
A logística reversa é uma prática que tem como objetivo fazer os produtos e resíduos consumidos retornarem às empresas para que possam ser reintroduzidos em seu processo produtivo e, assim, promover a economia circular. Com isso, é possível reduzir os custos devido ao reaproveitamento da matéria-prima e o estímulo à reciclagem. Segundo a ONG WWF, o uso de plástico reciclado pode economizar até 90% de energia.
Para implementar esse hábito sustentável, as empresas devem criar metas e uma política clara envolvendo todos os funcionários. Para saber mais sobre como fazemos a logística reversa do EPS Isopor® e suas etapas, clique aqui e confira o nosso artigo!
2. Projetos de Educação Ambiental
O investimento em projetos de educação ambiental também é um hábito sustentável que pode ser praticado pelas empresas. Junto com a sociedade, as corporações podem fazer campanhas de conscientização elencando a importância de pequenos gestos, como a reciclagem ou cuidados com o meio ambiente.
A Knauf, por exemplo, participou de um projeto junto à secretaria do Meio Ambiente de Atibaia-SP para levar conteúdo de qualidade e mostrar a importância da sustentabilidade para as crianças das escolas da cidade. Para saber mais sobre essa ação, clique aqui e leia uma entrevista com o nosso gerente de planta Ailton Luna.
3. Práticas ESG
O ESG (Environmental, Social and Governance) corresponde a Meio Ambiente, Sociedade e Governança e tem ganhado mais destaque a partir da importância que o mercado começou a dar com a forma como as organizações se comportam em relação a esses fatores.
Além disso, as práticas ESG seguem os 10 princípios do Pacto Global da ONU e as empresas que as adotam estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, plano de ação para acabar com a pobreza e a fome, além de oferecer educação de qualidade e promover sociedades pacíficas até 2030.
4. Energia renovável
O uso de energia renovável também é um hábito sustentável que deve ser mais presente nas empresas. Em termos de competitividade, diversas empresas do mundo já optam pela utilização de fontes renováveis.
Entre os principais benefícios estão a redução no consumo de energia elétrica, criação de valor para a marca, diminuição dos impactos ambientais e cumprimento com as práticas ESG. A Knauf, por exemplo, possui o certificado I-REC, o que comprova que a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte de energia renovável.
5. Buscar certificações sustentáveis
Por fim, as empresas também devem investir para conquistar certificações sustentáveis. Esse hábito sustentável reforça o compromisso da empresa com o meio ambiente e também assegura que o negócio apresenta políticas ambientais, obedecendo todas as normas em vigência.
A Knauf, por exemplo, é certificada pela ISO 14001, que tem o objetivo de especificar os resultados em gestão ambiental e mostra o quanto estamos focados em contribuir com a preservação ambiental. Outros exemplos de selos que possuímos são o Ecovadis 2023 e o selo GBC.
Os principais hábitos sustentáveis da Knauf
Ser uma empresa que pratica hábitos sustentáveis oferece diversos benefícios, tanto na valorização de marca como na redução de custos. No entanto, o primeiro passo para implementar essas ações é realizar uma mudança de comportamento na corporação.
Nós, da Knauf, temos a sustentabilidade como um de nossos principais compromissos. Seguimos todas as operações conforme as normas da PNRS e contribuímos para aumentar ainda mais os índices de reciclagem do EPS Isopor®.
Entre nossos principais hábitos sustentáveis, destacamos:
- Integrante dos comitês de EPS Isopor® da ONG Plastivida e da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química);
- Assinatura do Pacto Global da ONU;
- Empresa parceira da GBC;
- Logística Reversa do EPS Isopor®;
- Disponibilização de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para o recolhimento do EPS Isopor® pós-consumo;
- Certificação GPTW;
Em nosso site, temos uma página exclusiva sobre todas nossas ações de sustentabilidade. Para saber mais, clique aqui e confira!