A preocupação com as gerações futuras e a preservação ambiental já se tornaram grandes pautas no setor empresarial, o que fez com que diversas ações fossem colocadas em prática. Uma delas é o gerenciamento de resíduos sólidos, que surge com o objetivo de reduzir os impactos ambientais.
Confira em nosso artigo mais sobre o assunto!
O que é gerenciamento de resíduos sólidos?
Em uma breve definição, o gerenciamento de resíduos sólidos tem a finalidade de dar uma destinação final ambientalmente adequada a um material através de coleta, armazenamento, tratamento e transporte ao seu destino.
Em paralelo a isso, ele também possui o objetivo de conscientizar todos os stakeholders (empresas, clientes, comunidades e sociedade em geral) sobre as boas práticas sustentáveis, importância da reciclagem e outras ações com foco em reduzir os impactos negativos no meio ambiente.
Nos dias atuais, a geração de resíduos sólidos já é tratada como uma consequência natural das atividades econômicas, especialmente pelo setor industrial. Esse fato reforça ainda mais a necessidade de um gerenciamento correto dos materiais.
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei nº 12.305/2010, a responsabilidade em dar uma destinação correta aos resíduos é compartilhada entre poder público, empresas e consumidores. Entretanto, os geradores de resíduos também têm a responsabilidade de evitar que os resíduos sejam descartados de maneira incorreta, principalmente quando eles podem ser reaproveitados ou reutilizados.
Benefícios do gerenciamento de resíduos sólidos
- Redução de gastos;
- Sustentabilidade;
- Conformidade com a PNRS;
- Geração de empregos verdes;
- Limpeza urbana;
- Otimização de processos;
- Benefícios financeiros;
- Aumento da produtividade.
As ações da Knauf compatíveis com o gerenciamento de resíduos sólidos
Aqui na Knauf, temos como um de nossos principais pilares trabalhar a economia circular e, por isso, realizamos diversas ações com foco no gerenciamento dos resíduos sólidos. Nossa empresa é líder mundial no processamento de EPS Isopor® e localmente busca trabalhar ações e projetos que possam promover a economia circular, com foco em recuperar o EPS Isopor® pós consumo através da logística reversa. Confira abaixo algumas ações realizadas por nós!
Uso de Material Sustentável
O EPS Isopor® é um material 100% reciclável, pois sua composição é 98% de ar e apenas 2% de plástico, que quando descartado corretamente, pode ser utilizado para produzir novos produtos, contribuindo para a economia circular.
A Knauf busca sempre garantir o retorno sustentável do material e, por isso, disponibiliza em suas unidades PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para o descarte correto do material. Além disso, a empresa sempre leva o conhecimento de que o EPS Isopor® é um material reciclável, podendo ser descartado também através da coleta seletiva ou nas lixeiras destinadas ao plástico.
Logística Reversa
A logística reversa é outra prática sustentável realizada pela Knauf compatível com o gerenciamento de resíduos sólidos. O seu objetivo é garantir o retorno dos materiais utilizados para as empresas de modo que eles possam ser reaproveitados, diminuindo a necessidade de utilizar novas matérias-primas.
Dentro da Knauf, investimos constantemente para a logística reversa do EPS Isopor®, possuindo uma estrutura desenvolvida para realizar a ação junto aos seus clientes e empresas que necessitam descartar grandes volumes do material, além de disseminar a importância sobre a realização desse processo.
Abaixo você confere as etapas da logística reversa do EPS Isopor®, tendo início a solicitação de coleta do material nas empresas.
Para saber mais sobre as práticas sustentáveis desenvolvidas pela Knauf Isopor®, acesse o nosso site agora mesmo clicando aqui!