A reciclagem mecânica é um dos processos de reciclagem mais habituais no mundo, principalmente quando o material em questão é o plástico.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou novos produtos. Segundo estudo feito pelo PicPlast, apenas 25,6% dos resíduos plásticos pós consumo foram reciclados no país, indicando que essa deve ser uma prática mais presente na sociedade.
Quando falamos sobre o material plástico, a reciclagem mecânica é a mais sustentável, pois ela não libera poluentes e produzir com material reciclado requer menor uso de água e energia.
Entenda mais sobre esse tipo de reciclagem em nosso artigo.
O que é a reciclagem mecânica?
A reciclagem mecânica consiste na transformação dos materiais pós-consumo ou de sobras de produção em pequenos grânulos para que possam ser utilizados em uma nova produção. Portanto, os materiais passam por uma mudança física através de diversas etapas, como trituração, lavagem e reprocessamento.
Esse tipo de reciclagem é dividida em primária e secundária:
Reciclagem primária: ocorre dentro da empresa, em que as sobras da produção, chamadas de resíduos pós-industriais, já podem ser implementadas em outro processo produtivo. Como exemplo citamos as peças defeituosas não utilizadas e aparas.
Reciclagem secundária: são os materiais pós-consumos que são descartados por consumidores ou pelas indústrias. Como exemplo temos as embalagens de Isopor®, frascos de vidro e materiais utilizados na construção civil.
Vantagens da reciclagem mecânica
Além de reduzir a extração de recursos naturais, a reciclagem mecânica também apresenta os seguintes benefícios:
- Redução de lixo nos aterros e lixões;
- Reutilização de matéria-prima;
- Geração de empregos;
- Adequação conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
- Desenvolvimento sustentável.
Como funciona a reciclagem mecânica do EPS Isopor®?
O EPS Isopor®, por se tratar de um plástico, também pode passar pela reciclagem mecânica, processo que é realizado dentro da Knauf Isopor®. Nossa empresa coleta o material de clientes e não clientes, através da logística reversa, e reintroduzimos em nosso processo produtivo, transformando-o em novos produtos, conforme o fluxo a seguir:
1. Triagem e limpeza
As peças em EPS Isopor® que não possuem utilidade passam por um processo de triagem e limpeza, retirando todas as impurezas, como adesivos e etiquetas. Por isso frisamos a importância do produto estar limpo, para que facilite o reaproveitamento.
2. Trituração
Os flocos são misturados nas pérolas pré-expandidas virgem, dando forma aos blocos voltados para o mercado de construção civil.
3. Reaproveitamento
O EPS Isopor® triturado que estiver em boas condições, ou seja, isentos de impurezas e contaminação, serão reaproveitados misturando-se na matéria prima virgem para a fabricação de blocos voltados para a construção civil.
Para se ter uma ideia, existem blocos que são fabricados utilizando EPS Isopor® reciclado, ou seja, que é proveniente da logística reversa que trabalhamos para promover a economia circular.
4. Reciclagem
A reciclagem ocorre quando o EPS Isopor® de retorno de clientes ou de perdas internas está contaminado ou com impurezas. Nesse caso, o EPS-isopor® não poderá ser reaproveitado, então o mesmo passa por um processo de extrusão, onde o triturado, ou a peça inteira, passará por um derretimento em uma máquina de extrusão.
O produto resultante desse processo será comercializado, e será usado como matéria prima para a fabricação de cerdas de vassouras, molduras para quadros, tubos de canetas etc.
O processo de reciclagem mecânica realizado na Knauf permite a produção de novos produtos. Um exemplo são as lajotas moldadas para a construção civil, que contêm material reciclado.
Como descartar corretamente o EPS Isopor®?
O EPS pode ser descartado nas lixeiras vermelhas da reciclagem ou através da coleta seletiva do seu município. Para promover o descarte correto do material, a Knauf Isopor® também oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em todas as suas unidades.
Os PEVs das fábricas da Knauf funcionam de segunda à sexta, em horário comercial, e estão disponíveis nas cidades de: São Paulo (SP), Atibaia (SP), Joinville (SC), Manaus (AM), Sapucaia do Sul (RS), São Simão (SP), Sarzedo (MG) e Simões Filho (BA). Se você mora em algum desses municípios, clique aqui para conferir o endereço do Ponto de Coleta Voluntária mais próximo a você.
Caso queira saber mais sobre nossos processos envolvendo sustentabilidade, clique aqui e acesse nossa página exclusiva no site.