Por que devemos reciclar?

Você sabe por que devemos reciclar? Este é um ato que deveria ser muito comum em nosso dia a dia, mas ainda esbarra em diversos desafios, como maior conhecimento em educação ambiental.

De acordo com o estudo feito pelo Center for Climate Integrity, uma ONG norte-americana, mostrou que apenas 9% do plástico produzido globalmente é reciclado. No Brasil, essa porcentagem é ainda menor, mostrando que apenas 1,3% do plástico produzido passa pela reciclagem

Uma previsão ainda mais preocupante feita pelo International Solid Waste Association (ISWA) estima que a produção de resíduos no Brasil deve crescer mais de 50% até 2050 e poderá alcançar 120 milhões de toneladas por ano. Portanto, são dados que destacam a urgente necessidade de incorporarmos a reciclagem de forma mais consistente em nosso dia a dia.

No entanto, aos poucos, o país vem mudando este cenário. Segundo a PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), o índice de reciclagem mecânica de plástico pós-consumo no país chegou a 25,6%, sendo este o maior crescimento anual na produção de resina reciclada desde que o levantamento começou a ser feito em 2018. Entre os motivos estão a maior demanda doméstica de plásticos e avanços na estrutura de coleta de resíduos.

Compreender o impacto que a reciclagem possui sobre o meio ambiente e a economia mundial pode mudar completamente a forma como vemos e trabalhamos a gestão de resíduos, sendo importante para conservar recursos naturais e diminuir a poluição.

Ao entender as razões e os impactos positivos da reciclagem para a sua empresa abordados neste artigo, você conhece possibilidades para adotar medidas que são positivas para o meio ambiente

Por que as empresas devem reciclar?

A reciclagem é uma prática sustentável que consiste na coleta, separação e transformação de resíduos descartados em novos produtos, promovendo a economia circular e evitando o envio do material para aterros. O seu principal objetivo, portanto, é minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado dos materiais, além de contribuir para a economia circular.

Segundo a legislação brasileira sobre o tema, 82 milhões de toneladas por ano de lixo são descartadas e pelo menos 30% possui potencial para ser reutilizado. Este dado também é confirmado pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que faz parte da lei nº 12.305/10 e atua diretamente na gestão de resíduos sólidos, estabelecendo metas e instrumentos de planejamento de sustentabilidade.

A seguir, confira alguns dos motivos para a reciclagem ser uma prática mais constante na rotina das empresas.

Diminuição da necessidade de extração de recursos naturais

A reciclagem desempenha um papel fundamental na redução da necessidade de extração de recursos naturais, uma vantagem significativa para as empresas que buscam minimizar seu impacto ambiental. 

Ao incorporar materiais reciclados em seus processos de produção, as empresas podem aumentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e do consumo responsável.

Aumento da competitividade

Reciclar é também uma estratégia inteligente de negócios que impulsiona a competitividade pois aumenta o apelo junto aos consumidores conscientes, que valorizam cada vez mais produtos sustentáveis.

De acordo com o estudo desenvolvido em conjunto pela McKinsey e NielsenIQ, produtos provenientes de empresas que trabalham a responsabilidade social corporativa apresentam uma média de crescimento acumulado de 28%, enquanto produtos que não possuem essa característica apresentam apenas 20%.

Como as empresas podem reciclar?

Existem diversas maneiras de iniciar esse processo, como disponibilizar lixeiras separadas para materiais recicláveis e promover a reciclagem mecânica.

Outra forma é através da economia circular, que tem como princípio a reutilização de materiais até o momento em que eles não podem mais ser transformados. Esse modelo vem para substituir a economia linear, que não é mais viável nos dias de hoje, pois os recursos do planeta são finitos e a natureza não tem capacidade de repor na mesma quantidade em que são extraídos.

As empresas também podem optar por implementar a reciclagem através da logística reversa, que tem por finalidade a coleta do material pós-consumo para que possam ser reintroduzidos no processo produtivo e serem transformados em novos produtos. 

Por fim, pode ser implementado ainda projetos de educação ambiental dentro da empresa. Realize sessões de treinamento para todos os funcionários sobre a importância da reciclagem e como participar efetivamente. Além disso, esses projetos podem ser expandidos para o público externo, de modo que criem consciência sobre a importância da reciclagem e do meio ambiente.

Conheça a reciclagem do EPS Isopor feita pela Knauf

A logística reversa da Knauf Isopor® é uma iniciativa que possibilita a recuperação e o reaproveitamento do EPS Isopor®, resultando em uma redução significativa do desperdício desse material. Esse sistema permite a reciclagem do EPS Isopor® recuperado.

Nosso compromisso com a sustentabilidade é uma prioridade, e é por isso que oferecemos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em nossas fábricas localizadas em diversos estados brasileiros. Além disso, estamos disponíveis para recolher o EPS pós-consumo nas próprias empresas através da logística reversa, o que possibilita que esse material seja reintroduzido na cadeia produtiva de forma eficiente e responsável.

Ciclo Logística Reversa

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

INSTAGRAM

Rolar para cima