O EPS está presente nos mais diversos setores industriais. Mas para onde vai todo o material pós-uso? Se você acompanha o Mundo Isopor®, já deve saber que o EPS é 100% reciclável, e que sua composição é 98% ar e apenas 2% de plástico. Agora, você sabe qual é o cenário da reciclagem de Isopor® no Brasil e como funciona a logística reversa desse material?
De acordo com a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria), são fabricadas mais de 100 mil toneladas de poliestireno expandido (EPS) em nosso país, todos os anos, destinadas a aplicações comerciais, industriais e domésticas. Desse total, 34,5% do material pós-uso é reciclado, um número que se iguala aos dos países mais desenvolvidos!
A seguir, falaremos sobre como funciona esse processo, quais são as etapas envolvidas, e como é possível garantir um índice de reciclagem de EPS Isopor® cada vez maior!
Como acontece a reciclagem de EPS
Uma das maiores dificuldades para reciclar o Isopor® é a falta de conhecimento por parte dos brasileiros em saber que o produto é reciclável. Poucas pessoas já associam que o EPS é da família do plástico, e isso dificulta nas etapas de descarte e, por consequência, na coleta também.
Para combater esse problema, empresas do ramo de embalagens e fabricantes de EPS vêm unindo esforços para conseguir levar essa informação para o maior número de pessoas, afinal, trata-se de um produto muito presente na vida de todos.
A máquina responsável pela reciclagem de isopor® é capaz de restaurar cerca de 300 toneladas do material por mês. Vale ressaltar que o EPS Isopor® reciclado é usado para a criação de molduras, sancas, rodapés, colas, solventes e até brinquedos.
Tipos de reciclagem de isopor®
Diferente do que muitos pensam, o EPS é um produto 100% reciclável, produzido por meio da expansão do poliestireno. É um material atóxico, sustentável e livre de gases CFC. Existem três maneiras de realizar a reciclagem de EPS Isopor®:
1. Reciclagem energética: produção de energia elétrica térmica;
2. Reciclagem mecânica: fabricação de novos objetos de plástico;
3. Reciclagem química: fabricação de colas, solventes e, inclusive, sola de calçados.
Para conhecer mais sobre a reciclagem de EPS Isopor®, baixe nosso e-book exclusivo e gratuito:
Onde fazer o descarte de EPS Isopor®?
O EPS faz parte da família do plástico e, portanto, pode ser descartado da mesma forma: por meio das lixeiras vermelhas de reciclagem ou dos pontos de coleta seletiva mais próximos da sua região. Fácil, né?
Para promover o descarte correto do material, a Knauf Isopor® oferece Pontos de Coleta Voluntária em todas as suas unidades.
Os PEVs das fábricas da Knauf funcionam de segunda à sexta, em horário comercial, e estão disponíveis nas cidades de: São Paulo (SP), Atibaia (SP), Joinville (SC), Manaus (AM), Sapucaia do Sul (RS), São Simão (SP), Sarzedo (MG) e Simões Filho (BA). Se você mora em algumas desses municípios, clique aqui para conferir o endereço do Ponto de Coleta Voluntária mais próximo a você
Contribuições da Knauf para reciclagem de isopor®
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), menos de 20% das cidades brasileiras contam com pontos de coleta seletiva. Para transformar esse cenário, a Knauf investe continuamente em ações de conscientização e expansão dos PEVs.
Um exemplo do compromisso da Knauf com o meio ambiente é a participação da marca no Comitê do EPS Isopor®, e também as parcerias com organizações brasileiras para estabelecer projetos e ações sustentáveis como a Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) e a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).
Além disso, a Knauf Isopor® trabalha com todos os processos adequados às normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), e mais recentemente, o grupo também firmou o seu compromisso com a sustentabilidade assinando o Pacto Global da ONU.
Acesse o site da Knauf e conheça mais sobre as iniciativas e a filosofia sustentável da marca!