Não é história! O poliestireno expandido é 100% reciclável, em conformidade à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). No Brasil, 34,5% de todo o EPS produzido é reciclado e o Comitê do EPS trabalha para aumentar cada vez mais esse número. Conheça o Comitê e seus projetos sustentáveis!
Comitê do EPS Isopor®: Projetos sustentáveis em prol da reciclagem do EPS no Brasil
A Plastivida, instituição social dedicada a gestão do pós-consumo dos plásticos, tem trabalhado há 20 anos para a conscientização quanto ao uso sustentável do EPS.
Foi assim que, em 2016, a Plastivida criou o Comitê do EPS, com o objetivo de promover projetos sustentáveis para a reciclagem e a aplicação adequada do poliestireno expandido em diferentes segmentos.
Desde então, o Comitê tem desenvolvido e apoiado diversas inciativas e parcerias, informando e educando a população quanto ao uso e descarte correto do material. Além disso, a Comissão Setorial conta com diferentes parcerias para potencializar os resultados. A Knauf Isopor®, por exemplo, que colabora com a criação e divulgação dos projetos sustentáveis!
Entre as iniciativas de destaque, vale citar o Projeto Recicla Isopor®, criado em 2015, com o objetivo principal de divulgar que o EPS é 100% reciclável; ou ainda, o Projeto Por Um Mar Limpo, desenvolvido em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP, com o intuito de reduzir o descarte inadequado dos produtos de EPS.
Além disso, em conjunto aos projetos sustentáveis, o Comitê do EPS também desenvolve campanhas educativas e materiais de divulgação, como folders, com explicações sobre as propriedades, processos e vantagens da reciclagem do EPS Isopor®.
Bom, de fato, projetos sustentáveis, como os desenvolvidos por essas organizações, são ferramentas importantes para o uso consciente do material, sem agredir o meio ambiente. Agora, você também tem um papel importante para esse ciclo!
Quer saber como? Baixe gratuitamente o novo eBook da Knauf, “Tudo sobre a reciclagem de EPS Isopor®“, para conferir informações exclusivas sobre a reciclagem de EPS no Brasil e entender como podemos mudar esse cenário juntos!