A arquitetura sustentável está se expandindo e muitos profissionais da construção civil estão aderindo à essa filosofia e aplicando a prática nos seus projetos. Trata-se de uma nova forma de concepção nos projetos, com foco em reduzir os impactos ambientais e otimizar uso de recursos naturais e a qualidade de vida.
Por muitos anos (e ainda hoje em dia) esse segmento ficou conhecido pelo excesso de recursos utilizados e desgaste com o meio ambiente. A boa notícia é que tanto os métodos construtivos mais verdes, como as matérias-primas sustentáveis estão disponíveis no mercado.
O objetivo de introduzir noções de sustentabilidade na arquitetura é minimizar os impactos no meio ambiente sem abrir mão da economia do projeto. Existem várias formas de trazer mais economia de recursos em um projeto e o uso do EPS Isopor® é um produto que ajuda com isso, pois auxilia na economia de recursos e mão-de-obra.
Muito tem se falado sobre o tema, mas você sabe realmente o que é e tudo o que ele engloba? E o conceito de construção sustentável, também se relaciona nessa temática? Vamos entender mais sobre esse assunto ao longo do conteúdo!
Sustentabilidade na construção civil
Mas, antes de seguirmos adiante com o tema, é importante entender o porquê é tão importante falar sobre sustentabilidade na construção civil. Um dos principais impactos é em relação ao aquecimento global e também ao uso de recursos naturais. Estima-se que a construção civil sozinha é responsável pelo consumo de 50% a 75% dos recursos naturais do mundo, considerando todo o seu ciclo de vida. Os dados são do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.
O setor também emite uma quantidade grande de emissão dos gases do efeito estufa, que são os responsáveis pelo aquecimento global. Logo, encontrar materiais que não sejam poluentes e recicláveis é uma boa pedida para o segmento.
O que é arquitetura sustentável?
A arquitetura sustentável reúne uma série de boas práticas na hora de criar, desenvolver e escolher os materiais que irão compor um projeto, seja ele de decoração, grandes construções ou pequenas reformas e que tem como objetivo reduzir os impactos ambientais. Apesar de estar muito relacionado com a preservação e cuidado com a natureza, esse conceito é muito mais abrangente, pois impacta diretamente na vida das pessoas.
Isso porque o próprio significado de “sustentabilidade” não está relacionado apenas ao cuidado com a natureza, mas principalmente com o bem-estar das pessoas. Trata-se então de executar processos que preservem a vida, o bem-estar e o desenvolvimento social e cultural do espaço.
Além disso, a arquitetura voltada para a sustentabilidade é aquela preocupada em tornar o projeto economicamente viável, o que pode parecer um grande desafio, pois existe uma falsa lógica de que para se promover a sustentabilidade, é necessário gastar muito. Hoje em dia, algumas técnicas e matérias-primas surgiram para contrapor essa ideia.
Exemplos de como fazer arquitetura sustentável
Assim como qualquer outro projeto, a arquitetura sustentável busca entender o contexto, fazendo toda uma análise do ambiente e quais as necessidades do projeto. A diferença está na forma de pensar e fazer a execução do projeto.
Por exemplo, vamos supor que o prédio de uma empresa está sendo criado em uma região bastante quente. Cabe ao arquiteto pensar em estratégias para manter o bem-estar dos funcionários, ou seja, deixando o ambiente mais fresco, mas sem abusar do uso do ar-condicionado, que consome muita energia elétrica e água.
Nesse caso, o uso de placas solares para refrigerar o espaço, como também o uso de um material isolante térmico, pode contribuir tanto com o cuidado com a natureza, como também no bem-estar das pessoas que irão habitar o prédio.
Logo, existe claramente uma relação próxima entre a construção sustentável e a arquitetura sustentável. O primeiro conceito está totalmente imerso no segundo. A grande diferença é que a arquitetura pensa o todo, inclusive, a experiência dos habitantes que irão vivenciar o espaço.
Vantagens da arquitetura sustentável
- Redução de emissões de CO2: edifícios sustentáveis usam menos energia e, frequentemente, aproveitam fontes renováveis, como energia solar, reduzindo significativamente as emissões de dióxido de carbono.
- Conservação de recursos naturais: utiliza materiais recicláveis, reutilizáveis e locais, o que reduz a necessidade de extração e transporte de novos recursos.
- Gestão eficiente da água: incorpora sistemas de captação e reutilização da água da chuva, além de dispositivos de baixo consumo, reduzindo o uso de água potável.
- Redução de resíduos: através de uma construção eficiente e planejamento adequado, minimiza a geração de resíduos durante a construção e ao longo do ciclo de vida do edifício.
- Conforto e bem-estar: edifícios sustentáveis frequentemente incorporam melhor iluminação natural, isolamento acústico e controle de temperatura, proporcionando maior conforto aos ocupantes.
- Durabilidade e manutenção: materiais e técnicas de construção sustentáveis geralmente resultam em edifícios mais duráveis e que exigem menos manutenção ao longo do tempo.
- Melhoria da qualidade do ar interno: Uso de materiais não tóxicos e sistemas de ventilação eficientes melhora a qualidade do ar, beneficiando a saúde dos ocupantes.
Como fazer um projeto de arquitetura sustentável?
A teoria é só uma parte do processo de arquitetura sustentável, mas como colocar isso em prática? Felizmente, hoje em dia existe um amplo mercado oferecendo soluções ecológicas e que ao mesmo tempo possibilitam uma boa experiência para o cliente final.
É claro que a técnica importa, mas utilizar matérias-primas que sejam leves, sustentáveis e que facilitem a construção também precisam ser consideradas no processo. Nesse contexto, o EPS Isopor® é bastante requisitado.
Como o EPS Isopor® pode contribuir para construções mais sustentáveis?
Você sabia que a construção civil é o segmento que mais consome EPS Isopor®? Essa é uma boa notícia para os profissionais que buscam um material resistente e com menor impacto no meio ambiente.
Isso porque o EPS é composto por 98% de ar e só 2% de plástico, o que garante leveza, isolamento térmico e a possibilidade de ser totalmente reciclável.
Essa matéria-prima tem uma grande vantagem: a de ser muito flexível. Por essa razão, na construção civil, você poderá encontrar o EPS Isopor® na forma de:
- Forros;
- Concretos;
- Preenchimento para estruturas que compõem a obra.
É um material compatível com diversos outros, e por isso, ajuda bastante os profissionais que desejam fazer da arquitetura sustentável uma realidade em seus projetos. O fato de ser um ótimo isolante térmico, também contribui para o aspecto de bem-estar e redução da energia elétrica no ambiente.
Além disso, usar o EPS Isopor® na obra não causa a emissão de gases CO2, que são os principais gases poluentes do efeito estufa.
A Knauf Isopor® é líder mundial na produção de Isopor® e tem as melhores e mais inovadoras soluções para a construção civil. Conheça mais solicitando um orçamento agora mesmo!