Você sabe como a reciclagem de plásticos pode contribuir com a fabricação de novos produtos e a inovação no segmento industrial? Se considerarmos o verdadeiro significado da sustentabilidade, o equilíbrio entre os benefícios sociais, econômicos e ambientais, esses materiais atendem a todos os requisitos e podem sim ser considerados 100% sustentáveis!
Pensando nisso, nós preparamos esse artigo para que você possa ampliar sua visão sobre a reciclagem de plásticos e todos os benefícios que esse processo tem a agregar. Vamos lá?
Utilidades do EPS Isopor® e outros plásticos
Primeiramente, é importante entendermos a forma como os plásticos estão presentes em nosso dia a dia, para então avaliarmos seus usos e suas vantagens.
Nós já comentamos aqui no Mundo Isopor® inúmeras aplicações de plásticos, em especial o EPS Isopor®, em diversos segmentos.
Desde em lentes de contato, seringas e próteses, até para o transporte de medicamentos e vacinas, o plástico já se mostrou indispensável para a área da saúde.
Na construção civil, encontramos o EPS, por exemplo, no assentamento de solos e terrenos, na construção de rodovias, no forro, nas telhas, no contrapiso, nos revestimentos e inclusive nos elementos estruturais de obras comerciais e domésticas, reduzindo em até 50% o tempo e os custos das construções.
Já no setor automotivo, o EPS é reconhecido como um grande aliado dos equipamentos de segurança, como capacetes para ciclistas e motociclistas. Por apresentar baixa densidade, alto isolamento térmico e resistência mecânica superior, o material une proteção e conforto para o consumidor!
Enfim, essas são apenas algumas utilidades desses materiais em nosso dia a dia. As aplicações dos plásticos são inúmeras, bem como as inovações que eles possibilitam!
A atenção no consumo e na reciclagem de plásticos
O consumo consciente e a reciclagem de plásticos e todos os materiais que utilizamos são cuidados essenciais com o nosso planeta, e só assim somos verdadeiramente justos com a indústria, com os recursos que nós mesmos utilizamos e com a conscientização de toda a população.
Além disso, quando comparado a materiais alternativos, o plástico requer menos energia para ser produzido e gera menos CO². O EPS, por exemplo, não gera nenhum gás prejudicial à atmosfera em nenhuma etapa de sua fabricação, contribuindo com a prevenção do efeito estufa.
Reciclagem e inovação combinam
A reciclagem de plásticos não só é viável como agrega inúmeras vantagens para a sustentabilidade e o consumo consciente dos recursos. O EPS Isopor®, as garrafas PET e as embalagens de alimentos e bebidas, entre outros produtos de plástico, são 100% recicláveis e podem ser reutilizados de diversas formas quando descartados corretamente!
O processo de reciclagem pode ser:
- Energético: O material pós-consumo é reutilizado na produção de energia elétrica térmica;
- Mecânico: O plástico reciclado é usado na fabricação de novos objetos de plástico;
- Químico: O material é reutilizado na fabricação de colas, solventes e, inclusive, sola de calçados.
Quando olhamos para a sustentabilidade, a reciclagem de plásticos e a inovação de forma integrada, podemos extrair inúmeros benefícios e projetos com foco em nossa sociedade e o nosso meio-ambiente.
A Knauf Isopor® faz parte do Comissão do EPS e atua em conjunto à Plastivida no desenvolvimento e na divulgação de campanhas em prol do consumo e do descarte correto desses materiais. Nesse caminho, contar com o seu apoio faz toda a diferença!
Baixe gratuitamente nosso eBook “Tudo sobre a reciclagem de EPS Isopor®” e saiba mais como contribuir com esse processo!