A inovação e os benefícios do poliestireno expandido para o segmento da construção civil agregam não só às estruturas como também aos acabamentos das obras. A moldura de EPS Isopor® é um bom exemplo de solução alternativa que tem ganhado cada vez mais notoriedade.
O que antes era feito com pedra, madeira, cimento, ou gesso, agora segue para a linha da construção sustentável. Uma maneira prática, rápida e econômica para valorizar os detalhes dos ambientes internos e externos da sua obra, a moldura de EPS pode ser aplicada em janelas, portas, rodapés, platibandas, beirais e colunas. Conheça as principais vantagens e técnicas de aplicação desse produto!
Vantagens e diferenciais da moldura de EPS Isopor®
- Agilidade e facilidade na aplicação;
- Economia com mão-de-obra;
- Alta resistência mecânica, ao mofo e à umidade;
- Aplicação em superfícies planas com ou sem revestimento;
- Adaptação a qualquer tipo de acabamento;
- Possibilidade de personalização, com corte de acordo com o projeto.
Moldura de EPS Isopor®: Dicas de aplicação
Tanto a eficiência quanto a estética da moldura de EPS dependem de um processo de instalação e fixação adequado. Confira o passo a passo, com algumas técnicas importantes para a aplicação do produto.
- A superfície onde as molduras serão aplicadas deve estar livre de resíduos de pinturas, uma vez que o revestimento pode se descolar da parede futuramente e derrubar as placas. Dessa forma, comece limpando toda a área de aplicação, até chegar ao reboco ou tijolo;
- Dê a devida atenção às medidas das áreas de corte das peças para evitar o desperdício de materiais e muitos remendos. Para cortar, utilize ferramentas adequadas, que não prejudiquem a superfície do material. Você pode optar por cortadores próprios de EPS, que possuem um arame aquecido capaz de criar uma linha lisa no material, além de cortar o EPS Isopor® em formatos diferenciados; no entanto, serras e serrotes também dão conta do trabalho;
- Com tudo preparado, aplique uma camada fina de argamassa no local e no verso da moldura;
- Posicione as peças sempre da ponta para o centro e fixe-as com dois pregos a cada um 1 metro. É importante que os remendos sejam feitos na parte do meio e não das laterais, recebendo uma camada fina de rejunte com uma espátula. Após a aplicação, vale utilizar uma régua de alumínio para alinhar todas placas corretamente;
- Não esqueça de retirar o excesso de massa com uma espuma molhada e aguardar a secagem;
- Agora a sua moldura de EPS Isopor® está pronta para receber o acabamento, seja pintura, textura, grafiato ou massa lisa. A tinta acrílica ou a látex são ótimas opções para um acabamento profissional.
Quer saber mais sobre a moldura de EPS Isopor® e outras aplicações especiais do material na construção civil? Confira todas as aplicações do EPS no site da Knauf!