A Prefeitura de Gramado é a primeira do Brasil a firmar uma parceria com a empresa Knauf Isopor®️ para a implementação de ecopontos, onde a comunidade poderá descartar adequadamente o EPS Isopor®. Inicialmente, esse descarte poderá ser feito na subprefeitura da Várzea Grande e na Rua Ribeiro, no bairro Piratini.
A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Subprefeitura da Várzea Grande tem o objetivo de evitar que esse resíduo vá parar nos aterros sanitários. O material é amplamente utilizado para diversos fins, e, quando descartado corretamente, pode ser 100% reciclado e reutilizado. A empresa também se disponibiliza a fazer o recolhimento nos ecopontos, sem gerar nenhum custo ao município.
O prefeito Nestor Tissot afirma que o projeto é de suma importância. “Reciclar não é mais somente uma opção, mas sim uma obrigação dos municípios. Por acreditar nisso, nossa gestão incentiva iniciativas como esta e esperamos espalhar os ecopontos em mais bairros da cidade em breve.”, afirmou.
O servidor Renato Swaizer, que está à frente do projeto, afirma que a parceria com a Knauf trará bons frutos. “A empresa já tem 7 ecopontos, mas somos o primeiro órgão público a dar início a essa ideia. Muita gente não sabe como descartar o EPS Isopor® e muitas vezes ele acaba indo para aterros sanitários, mas graças a essa parceria, daremos uma destinação correta ao material”, destaca.
Foto: Representantes da Knauf entregaram os ecopontos ao Executivo Municipal.
Crédito: Ascom/PMG