• Há quanto tempo está no cargo de presidente da Knauf Isopor®?
Há quatro anos.
• Qual seu maior desafio desde que entrou na empresa?
Eu costumo dizer que o maior desafio é sempre o próximo, mas nestes últimos 4 anos o maior deles foi, sem dúvida, criar uma equipe que trabalhasse em parceria dentro dos valores da Knauf. Em 2012, realizamos a aquisição de um concorrente importante, o que foi naturalmente um momento de união entre culturas bastante distintas. Após um trabalho de equipe, investimento em pessoas, treinamento e adaptações necessárias, formamos hoje um time de alta performance. A maioria dos executivos hoje em dia reconhece que o capital humano é o ativo mais importante das organizações e que este é o foco principal para qualquer organização que almeja o sucesso.
• Qual sua visão sobre a evolução da Knauf Isopor® durante sua gestão?
Houve uma evolução clara e se reflete nos resultados atingidos. A marca Isopor® está cada vez mais forte como sinônimo de EPS. Crescemos em participação em todos os nossos segmentos alvo. Desenvolvemos parcerias de longo prazo com fornecedores e clientes e somos uma das poucas empresas no segmento que pode afirmar estar atravessando sem grandes problemas este cenário econômico turbulento.
• Quais as estratégias e objetivos futuros?
A Knauf Isopor® acredita no Brasil. Queremos continuar crescendo em participação e principalmente fazer o mercado de EPS crescer através da inovação e de nosso conhecimento em outros mercados, uma vez que estamos presentes em diversos países no mundo. Temos nos esforçado muito para em parceria com alguns clientes, desenvolver produtos novos que atendam as mais diversas necessidades. Existem também bons exemplos a serem seguidos tanto no que está acontecendo na Europa quanto com nossos vizinhos na América do Sul, onde o EPS é considerado um grande amigo do meio ambiente e vem sendo utilizado como principal isolante térmico para edifícios e residências, gerando grande economia de gastos com energia, gás, e preservando recursos finitos. Esperamos que um dia o Brasil possa seguir este exemplo.
• O que é importante para uma empresa conquistar credibilidade com seus consumidores?
Nossa estratégia de fidelização é baseada nos pilares: comprometimento com as necessidades especiais de cada cliente, qualidade dos nossos produtos e serviços fornecidos, parceria nos novos desenvolvimentos, flexibilidade e agilidade no atendimento e transparência.
• Quais as razões para o sucesso da Knauf Isopor®?
Eu vou usar uma palavra que está em evidência hoje em dia para explicar nosso sucesso em atingir os objetivos pré-estabelecidos: resiliência! Temos demonstrado nesses últimos anos a capacidade de rapidamente nos adaptar às oscilações políticas e econômicas com a rapidez necessária. Fazer mais com menos e melhor. E o mais importante: sem perder nossa identidade.
• Qual a dificuldade em ser uma empresa multinacional?
Nenhuma. Somos a única multinacional do segmento no Brasil e isso não representa nenhum problema. Talvez tenhamos sim algumas vantagens, como poder trocar experiência com outros mercados no exterior de maneira mais rápida e eficaz.