Muitas empresas estão adotando e investindo alto em laboratórios de inovação para a criação de novos produtos ou serviços com foco no segmento em que atuam. Para essa tendência, não existe um modelo padrão de trabalho, pois ele se adapta às necessidades do ramo e do mercado.
Mas quais são as vantagens de se ter uma estrutura completa de inovação e desenvolvimento? Que time fica envolvido e quais objetivos ele pretende alcançar? A seguir, explicaremos um pouco melhor essas e outras questões, além de como funciona o ID LAB, a estrutura de inovação e desenvolvimento da Knauf Industries!
O que é um laboratório de inovação e desenvolvimento?
Como o próprio nome já indica, o laboratório de inovação é um ambiente focado na pesquisa e no desenvolvimento de novas soluções e tecnologias para uma empresa ou um segmento de mercado, dando espaço para o trabalho colaborativo e a constante busca por novas ideias.
O grupo que compõe a área de inovação é formado por pessoas de diversas áreas e com perfis diferentes umas das outras. Quanto mais heterogêneo for o time, melhor! A ideia é implementar novas habilidades e equipamentos para criar soluções de valor agregado, bem como identificar novos segmentos, modelos de negócio e novas tecnologias.
O time leva uma visão do mercado e o histórico em relação a suas áreas de conhecimento. Essa troca de experiências potencializa a lógica de uma cultura mais integrada e inovadora, afinal, o propósito de cada um ali é desenvolver produtos cada vez melhores para o cliente e o mercado.
O laboratório de inovação da Knauf
A Knauf Industries possui uma estrutura completa a serviço da inovação na cidade de Ungersheim (sul da França): O ID LAB conta com um time de especialistas focados na pesquisa e elaboração de novos produtos e matérias-primas, sempre alinhados com as tendências de mercado.
Ainda que localizado em Ungersheim, a atuação do laboratório de inovação da Knauf não fica restrita ao local. A marca possui times de designers e engenheiros com expertise em desenvolvimento espalhados em todos os continentes, trabalhando em conjunto para aprimorar tecnologias e realizar simulações práticas, testes mecânicos, térmicos, etc.
As equipes do ID LAB atuam por segmentos distintos, como alimentício, saúde, automotivo, eletrônicos e os demais ramos de atuação da Knauf. Ele é conduzido e gerenciado pelo Chief Innovation Officer, Patrick Sutter.
“Estou na Knauf há 20 anos. Com formação em engenharia física e química de polímeros, ocupei vários cargos dentro do grupo e de suas divisões, assumindo a direção da área de Inovação e Digitalização a partir de outubro de 2017”, conta Sutter.
Seguindo as tendências de inovação, o laboratório da Knauf vai muito além de ser uma área de P&D, possuindo 4 objetivos principais:
1- Desenvolver novos produtos e tendências do mercado de EPS Isopor®, assim como novas matérias-primas pertinentes ao negócio;
2- Criar estratégias de melhorias para agregar valor aos produtos já existentes;
3- Aperfeiçoar os processos da empresa com o objetivo agilidade às operações;
4- Potencializar a eficiência do time.
Dessa forma, o ID LAB é responsável pela realização de testes em EPS e EPP, ou qualquer outra matéria-prima nova que apareça. Para isso, a área conta com um responsável para novos desenvolvimentos.
De acordo com o gerente de produto e inovação da Knauf Isopor®, Lucas Oliveira, que também é responsável pelas atividades do ID Lab no Brasil, “a Knauf possui expertise para fazer o design da peça que o cliente desejar, simulando desempenho e comportamentos através de protótipos e softwares”.
Gerente de Produto e Inovação | Knauf Isopor®
Lucas Oliveira
Quais as etapas de criação de um produto no ID LAB?
A Knauf visa um processo de produção otimizado e sustentável. Assim, sua área de inovação tem como missão evitar desperdícios e garantir uma fabricação que não representa riscos ao meio ambiente.
Os eixos de trabalho do ID LAB envolvem:
- Design: Criar novos produtos com soluções de menor impacto ambiental;
- Prototipagem: Desenvolver peças em escala real para agilizar o processo de desenvolvimento e a tomada de decisão;
- Testes: Validar protótipos por meio de testes físicos e/ou virtuais;
- Simulação: Verificar as especificidades do produto, como resistência mecânica, acústica e térmica, por exemplo, além de reduzir tempo de disponibilização no mercado;
- Inovação: Aprimorar os produtos já existentes a partir das expectativas dos clientes;
- Eco-inovação: Pensar em soluções que contribuam para a economia circular;
- Digitalização: Novas soluções com tecnologia agregada.
Ainda conforme Oliveira, o ID LAB reforça os pilares e princípios da marca: empreendedorismo, parceria, sustentabilidade e compromisso com a qualidade de cada produto.
“Pensar e agir fora da caixa são palavras-chave do trabalho do nosso time. O ambiente de pesquisa e desenvolvimento da Knauf permite que nossos especialistas apostem em melhorias e inovações de forma pragmática, sempre calculando os riscos e certificando o desempenho de nossas soluções. Assim, temos iniciativas orientadas para o resultado, bem como para a confiabilidade e máxima segurança de nossos produtos”, destaca.
Um exemplo mais recente de produto criado pelo ID LAB é a nova marca Isymoov®. Desenvolvida em parceria com a equipe da Europa especialmente para atender as particularidades do segmento automotivo, a marca oferece embalagens em EPP apropriadas para o transporte seguro de peças técnicas. Um produto resistente, seguro, durável, leve, de fácil higienização e, principalmente, reutilizável!
Tecnologia no processo de criação e melhoria dos produtos
Além da criação de novos produtos, o ID LAB tem a capacidade de realizar testes que o cliente precisa, como por exemplo: verificar resistência mecânica e química, índice de absorção de água, isolamento térmico, amortização de impacto, entre outras avaliações.
Segundo a coordenadora de desenvolvimento nacional da Knauf Isopor®, Marilene Bento, o grupo conta com “tecnologia e know-how interno para atender todas as solicitações de mercado, apresentando rápidas soluções ao cliente, e oferecendo suporte durante toda a fase de validação do produto”.
Coordenadora de Desenvolvimento Nacional | Knauf Isopor®
Marilene Bento
Para isso, o laboratório de inovação conta com um know-how da principais ferramentas e software utilizados no mercado, incluindo tecnologias europeias e americanas.
“Além de toda a tecnologia à disposição, contamos também com a expertise do time como um todo, com ampla experiência técnica e histórico de mercado”, relata Marilene.
No Brasil, é possível desenvolver projetos personalizados para qualquer tipo de cliente em todos os segmentos de mercado, obedecendo as particularidade e especificações de cada produto ou negócio. Isso porque a Knauf possui expertise técnica necessária para auxiliar seus clientes, todo time técnico e capacidade interna para gerir projetos, bem como gerenciar processos de construção ferramental.
Essa vantagem e possibilidade de trabalhar com tecnologias tão avançadas é resultado da parceria entre o time do Brasil e da Europa, que permite o compartilhamento de boas práticas, otimizando o processo de desenvolvimento.
Sobre a Knauf Isopor®
A Knauf Industries é uma multinacional com presença consolidada em diversos países e, por essa razão, oferece aos seus clientes locais a vantagem de um produto validado internacionalmente.
A divisão brasileira, Knauf Isopor®, chegou ao país em 1988, registrando o EPS Isopor® como uma marca exclusiva.
O grupo Knauf investe continuamente na otimização de todo o ciclo de vida de suas matérias-primas, garantindo a logística reversa para todos os clientes. Além disso, a marca tem um forte compromisso com o aumento dos índices de reciclagem de EPS, aumentando os pontos de coleta do material através de parcerias e melhorando o processo de recebimento do material nas unidades fabris.
Atualmente, a Knauf Isopor® conta com mais de 7 fábricas em território nacional, oferecendo soluções para os mais diversos segmentos, como embalagens, construção civil e automotivo. Para conhecer as soluções e inovações da Knauf, entre em contato com um especialista!