As empresas brasileiras têm mudado o seu comportamento, passando a buscar soluções mais sustentáveis para reduzir os seus impactos ambientais. Uma dessas práticas é o uso de energia renovável, um dos pré-requisitos para as empresas obterem o certificado I-REC.
Esse certificado, com reconhecimento a nível global, tem como finalidade comprovar que a energia elétrica consumida por uma empresa é proveniente de uma fonte de energia renovável e limpa, como a eólica ou solar, por exemplo.
Segundo projeção do Instituto Totum, responsável pela emissão local dos certificados, a expectativa para 2023 é que o mercado brasileiro de certificados de energia renovável dobre de tamanho, alcançando um volume de até 50 milhões de certificados I-RECs emitidos. Ainda de acordo com o instituto, os principais motivos para esse aumento são a preocupação das organizações com o meio ambiente e a redução da emissão de gases poluentes.
Recentemente, a Knauf, empresa comprometida com a sustentabilidade, aderiu a ações para obter o certificado I-REC, sendo esta mais uma iniciativa no caminho para uma melhor gestão de recursos naturais e eficiência energética nas operações.
Diante disso, realizamos uma entrevista exclusiva com o nosso Coordenador Nacional de Compras, Luis Donizetti, sobre a importância desse certificado. Confira!
Como surgiu a ideia da Knauf de buscar um certificado como o I-REC?
O foco na sustentabilidade já é uma realidade na Knauf e faz parte da missão e visão da empresa. Por isso, a certificação I-REC contempla nossos esforços em estar alinhados com nossos valores e nossa preocupação com a questão ambiental. Além disso, entendemos a importância de trabalhar ao máximo para minimizar os impactos no meio ambiente.
Qual foi o passo a passo para a Knauf receber o certificado I-REC?
A maior preocupação era encontrar uma parceria alinhada com os objetivos do Pacto Global e da Agenda 2030. Para isso, contamos com a ajuda do Instituto Totum, que tem como objetivo fornecer às empresas, associações e cadeias de negócios soluções modernas e em sintonia com as tendências mundiais na área de certificação.
Assim, a Knauf conheceu a Neoenergia, que atualmente é uma das líderes do setor elétrico no país e possui alinhamento de seus objetivos com o Pacto Global e a Agenda 2030.
O certificado I-REC comprova que a energia elétrica é proveniente de uma fonte renovável. Quais são as fontes renováveis que a Knauf utiliza para a geração de energia dentro de suas plantas?
Como a Knauf está no mercado livre de energia e utiliza 50% de energia incentivada, a fonte principal da nossa energia é majoritariamente eólica.
Quais foram os principais benefícios que a Knauf teve a partir deste certificado e o uso de energia renovável?
A Knauf é uma empresa comprometida com a sustentabilidade. Portanto, ao obter o certificado, temos a convicção de que estamos cumprindo com a missão, visão e valores da companhia. Outro ponto importante é que o certificado demonstra aos nossos stakeholders o compromisso que a empresa possui com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Os ODS têm como um de seus objetivos energia limpa e acessível, além de consumo e produção responsáveis. Como a Knauf busca contribuir para que os outros objetivos sejam atingidos?
A Knauf já tem várias ações nas áreas de utilização de combustíveis renováveis, reciclagem e energia sustentável. No nosso relatório anual de Responsabilidade Social Corporativa divulgamos nossas metas e compromissos, alinhados com 15 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.
Atualmente, pensando apenas em sustentabilidade, em quais áreas a Knauf tem realizado mais investimentos e quais foram os benefícios?
Além do certificado I-REC, a Knauf vem investindo em equipamentos mais eficientes, energia e logística reversa. Em relação à logística reversa, já trabalhamos com reciclagem do material pós consumo coletado, e reintroduzimos esse material em nosso processo produtivo, trabalhando o conceito de economia circular.
Um bom exemplo é a nossa recente parceria com a prefeitura de Gramado onde coletamos o material e o reutilizamos em nossa unidade de Sapucaia do Sul-RS.
No setor de compras, como a Knauf avalia os seus principais fornecedores com relação à sustentabilidade? E no mercado, isso já é uma tendência ou ainda caminhamos a pequenos passos?
Sim. Todos os fornecedores relevantes no processo são avaliados por meio de questionários na área de sustentabilidade e preservação ambiental, e assim garantimos o total alinhamento com o conceito de compra sustentável.
Em um futuro próximo, quais novas ações a Knauf pretende realizar com foco na sustentabilidade, principalmente no setor de compras?
Devemos começar a monitorar as emissões dos fornecedores e incentivá-los a aprimorar suas práticas, buscando constantemente processos mais sustentáveis.