No Brasil, o armazenamento de alimentos é uma tarefa fiscalizada pela ANVISA. Ao todo, diversas normas e regulamentações técnicas já foram desenvolvidas para garantir que os alimentos cheguem com qualidade e seguros para o consumo das pessoas, como é o caso da RDC 216/04.
Trata-se de um processo fundamental para garantir que os produtos cheguem com qualidade ao destino final. Caso esse armazenamento não seja feito corretamente, diversos prejuízos e consequências podem surgir, como o desperdícios dos alimentos.
O que considerar no armazenamento de alimentos?
O armazenamento de alimentos exige a análise de diversos pontos, desde o ambiente até o uso das embalagens. Segundo as normas de boas práticas e regulamentações da ANVISA, como a RDC 216/04, os alimentos devem ser armazenados em temperatura ideal conforme as particularidades de cada um, ou seja, frescos, refrigerados ou congelados.
Com relação às embalagens, é importante escolher uma solução com características que evitem a proliferação de microrganismos e mofo, responsáveis por ocasionar a contaminação dos produtos. Além disso, as indústrias, de um modo geral, estão mais preocupadas com o impacto que as suas embalagens podem causar no meio ambiente, o que reforça o uso de uma solução sustentável e que possa ser reutilizada.
Por que utilizar as caixas de EPS Isopor® da Knauf para o armazenamento de alimentos?
As caixas térmicas de EPS Isopor® desenvolvidas pela Knauf são as principais aliadas da indústria alimentícia, pois atendem as principais exigências do mercado. Confira abaixo as principais características que fazem a solução ser a ideal para o armazenamento de alimentos.
Isolamento Térmico
As caixas de EPS Isopor® para o setor alimentício possuem como principal característica o isolamento térmico. Devido às suas propriedades e ao baixo coeficiente de condutibilidade térmica, a temperatura dos alimentos se mantém durante todo o armazenamento, o que garante melhor conservação e permite que cheguem com qualidade ao seu destino final.
Leveza
O EPS Isopor® é extremamente leve, sendo essa uma de suas principais características para o setor logístico. Com isso, as caixas de alimentos feitas desse material podem ser acomodadas em diferentes espaços e possuem facilidade de empilhamento, oferecendo maior agilidade e praticidade no transporte.
Versatilidade
A versatilidade é um dos principais benefícios das caixas de EPS Isopor® para as diversas operações logísticas da indústria alimentícia. Elas podem ser fabricadas sob medida, de acordo com as necessidades do cliente, e possuem facilidade de empilhamento.
Higiene
As caixas confeccionadas em EPS Isopor® são higiênicas, possuem fácil limpeza, baixa absorção de água e alta durabilidade. Com isso, não ocorre a proliferação de microrganismos, mofo e umidade, garantindo que os produtos sejam armazenados corretamente.
Sustentabilidade
O EPS Isopor® é uma solução ambientalmente amigável devido à sua composição ser 98% de ar e 2% de plástico, portanto, é 100% reciclável! O material também é inerte e se destaca pela sua máxima oportunidade de reaproveitamento, sendo uma solução ideal para empresas que buscam a sustentabilidade em suas operações logísticas.
Líder no mercado de embalagens para o setor alimentício, a Knauf Isopor® disponibiliza em seu portfólio linhas exclusivas para o segmento, sempre com o foco em atender as especificações das normas e regulamentações, além das necessidades do cliente.
Os nossos modelos podem ser utilizados para os diversos tipos de alimentos, como frutas, pescados, sorvetes e muito mais. Além disso, as caixas de alimentos também podem ser customizadas ou personalizadas conforme o pedido do cliente.
Para saber mais sobre as nossas soluções e solicitar um orçamento, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas.