Matéria-prima e mão de obra são preocupações constantes em uma construção. No entanto, também são o segredo de uma obra eficiente, ágil e econômica, influenciando diretamente nos resultados finais, inclusive na durabilidade, segurança e estética do empreendimento. Por isso, a contratação dos serviços e a elaboração da sua lista de materiais de construção devem receber sempre uma atenção especial.
Alguns cuidados são essenciais para evitar riscos, prejuízos ou problemas posteriores na sua obra. Nesse momento é preciso entender que a qualidade é a prioridade número um para escolher os materiais, já que também resultam em economia ao final do projeto, com menos desperdícios e necessidade de manutenção.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Politécnica da USP, os tijolos comuns apresentam um índice médio de 9% de perda; e esse número pode chegar a 48%, dependendo da qualidade do material e da mão de obra.
Assim, buscar produtos reconhecidos e de marcas com certificações de qualidade é sempre importante. Além disso, as alternativas sustentáveis só têm a agregar em suas construções.
O EPS Isopor®, por exemplo, é uma excelente opção, reconhecida em países do mundo todo. Esse material origina diferentes opções para o segmento da construção civil, como as lajotas recortadas e moldadas de EPS, telhas térmicas, forros (Forroterm® e Styroforro®), molduras ou o concreto leve. Um item que, com certeza, não pode faltar em sua lista de materiais de construção!
O poliestireno expandido (EPS) pode colaborar com cada etapa da sua obra, desde a estrutura até os acabamentos.
As principais vantagens do EPS para o segmento da construção civil estão ligadas às características do material, que além de ser flexível, facilitar o manuseio e demandar menos mão de obra, também é 100% reciclável, não agride o meio ambiente e, com as densidades apropriadas, é extremamente resistente.
Agora que você já sabe o que não pode faltar em sua lista de materiais de construção, confira nossas dicas de como definir as melhores opções e comprá-las sem dores de cabeça!
Dicas para definir sua lista de materiais de construção
- Calcule a quantidade de material a comprar por etapas, para evitar desperdício;
- Escolha produtos certificados por órgãos oficiais e entidades credenciadas competentes;
- Procure consultar um profissional especializado para saber quais são os produtos mais adequados para a sua obra.
Cuidados importantes
- Compare os preços e as classificações de todos os materiais;
- Verifique sempre a validade e a qualidade dos produtos;
- Esteja atento ao Código do Consumidor e conheça os seus direitos em caso de defeitos ou outros problemas com os materiais adquiridos;
- Fiscalize o recebimento correto dos materiais e se atente às melhores formas de armazenamento.