A economia circular tornou-se uma das principais tendências em prol da sustentabilidade e do nosso relacionamento com o planeta. O conceito associa o desenvolvimento econômico com o uso de recursos naturais, priorizando os insumos duráveis, recicláveis e renováveis.
Uma pesquisa realizada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2018 apontou que quase todos os produtos são descartados após seis meses de uso, o que gera mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos por ano.
Isso ocorre porque estamos acostumados a seguir um padrão, no qual extraímos, produzimos, utilizamos e logo em seguida descartamos. Esse processo é chamado de Economia Linear e tem causado grandes danos ao meio ambiente, como o aumento da poluição e do aquecimento global.
Diante desse cenário, ocorre a necessidade, principalmente por parte das empresas, de adotarem um novo processo, que funcione como um verdadeiro ciclo.
O que é a Economia Circular?
Economia circular surgiu para substituir o tradicional conceito de economia linear citado acima. Essa filosofia tem como princípio a reutilização de materiais, ou seja, em vez de seguir o tradicional: Extrair, produzir, utilizar e descartar, a economia circular busca utilizar fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação até o momento em que o material não puder mais ser transformado, reutilizado ou reciclado.
Nesse caso, a indústria produz, nós utilizamos e descartamos em pontos de coleta seletiva, na qual esses materiais serão reaproveitados. Ou seja, o material que antes era resíduo passa a ser recurso e é transformado em um novo produto, conforme o modelo abaixo.
Portanto, é fundamental a criação de políticas públicas e infraestruturas especializadas, além da educação de melhor qualidade, seja para conscientização ou formação de novos profissionais.
A importância da Economia Circular para o planeta
A importância da Economia Circular vai muito além das simples medidas de reciclagem que estamos acostumados a ver. Ela engloba o redesenho de processos e até de modelos de negócios com o objetivo de otimizar a utilização de recursos e tem o potencial de reverter danos causados pelo aquecimento global e poluição, o que possibilita melhores condições de saúde.
Nos últimos anos já foi possível ver muitas espécies de seres vivos serem extintos, um raciocínio que também é comparado com os recursos naturais. Um solo fica rapidamente infértil quando é utilizado para uma única plantação, com o uso de produtos químicos e a falta de reposição de nutrientes.
Por outro lado, tal conceito também é importante para a ampliação de negócios, principalmente com a inovação de processos dentro da indústria, pois novas estratégias poderão ser pensadas para reduzir o impacto ambiental de suas produções, por meio do reuso, compartilhamento, manutenção, remanufatura e a reciclagem, sendo esse um ponto de grande importância para a Knauf.
A nossa atuação na economia circular em prol do meio ambiente
Aqui na Knauf Isopor® temos como um dos nossos principais compromissos o cuidado com o meio ambiente, adequando todas as operações em cada um dos nossos processos, conforme as normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).
O EPS Isopor®, material composto por 98% de ar e apenas 2% de poliestireno expandido, é um material 100% reciclável, o que poucas pessoas têm conhecimento e que acaba dificultando o descarte desse material de forma correta.
Diante desse cenário, a logística reversa vem se destacando como um paradigma que vai perdurar por muito tempo e vai de encontro com a Economia Circular, pois é uma maneira eficaz de ajudar o meio ambiente, reutilizando os materiais. Esse processo tem como principal caraterística devolver os materiais utilizados para locais que irão pulverizar e tratar para uma nova atribuição ou restabelecer para a sua função original.
Para expandir as ações sustentáveis cada vez mais, a Knauf possui colaboração com a logística reversa e disponibiliza em cada uma das suas unidades espalhadas pelo Brasil, PEVs (Pontos de entrega voluntária), locais em que a Knauf recolhe o material descartado e através do processo de reciclagem, transforma esses materiais em novos produtos, além de disseminar a importância e a conscientização para empresas e sociedade como um todo.
Para reforçar ainda mais esse compromisso, a empresa assinou o Pacto Global da ONU que tem como objetivo estabelecer diretrizes em prol do meio ambiente e dos direitos humanos.
Caso queira saber mais sobre o compromisso da Knauf com a reciclagem do Isopor®, clique aqui e confira o nosso guia completo sobre o processo de logística reversa do material EPS.