A importância da logística reversa do EPS Isopor® e de outros produtos tem se mostrado como um novo paradigma que vai perdurar por muito tempo! Isso porque segmentos diversos encontraram no processo uma maneira eficaz de economizar com matéria prima e gerenciar ações que ajudem o meio ambiente.
O processo de logística reversa tem como filosofia devolver os materiais usados em um determinado procedimento para locais que irão pulverizar e tratar para dar nova atribuição (ou restabelecer a função original) da matéria prima.
Além da questão ambiental, a importância da logística reversa para a economia mundial também precisa ser destacada. Todos os anos, bilhões de dólares são movimentados nesse processo que alia economia de recursos com liberação de espaço em aterros e outros pontos de descarte.
Considerando o atual cenário, em que a sociedade cobra o ativismo das empresas de estarem ambientalmente adequadas, a logística reversa é uma estratégia esperta. Isso demonstra uma preocupação econômico social, e de quebra ainda faz com que a indústria economize em seus recursos.
No caso do EPS Isopor®, a cada ano, no Brasil, são produzidas 100 mil toneladas do material e desse número, 34,5% são reciclados, segundo dados da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria). A seguir, falaremos sobre a importância da logística reversa para o segmento e quais ações são feitas pela Knauf para contribuir com a causa.
O processo de logística reversa do EPS Isopor®
A reciclagem do EPS ainda é um assunto pouco falado entre os brasileiros. Boa parte da população não sabe que o material pertence à família dos plásticos e é reciclável, o que dificulta principalmente a coleta e a restituição.
A importância da logística reversa do EPS Isopor® é fundamental, já que se trata de um produto muito consumido pelos brasileiros em diferentes atividades.
Para descartar o Isopor® o processo é bem simples: basta jogar nas lixeiras de coleta seletiva vermelhas ou encontrar um Ponto de Coleta Voluntária mais próximo.
Os PEVs da Knauf funcionam de segunda à sexta, em horário comercial, e estão disponíveis nas cidades de: São Paulo (SP), Atibaia (SP), Joinville (SC), Manaus (AM), Sapucaia do Sul (RS), São Simão (SP), Sarzedo (MG) e Simões Filho (BA). Se você está localizado em alguma dessas cidades, clique no aqui para verificar o endereço mais perto de você!
Ficou interessado em conhecer mais sobre a importância da logística reversa do EPS? Clique aqui para ter acesso ao nosso e-book explicando tudo que você precisa saber sobre a reciclagem do Isopor® gratuitamente.
Colaboração da Knauf no processo de logística reversa
A Knauf Isopor® tem um forte compromisso em ajudar cada vez mais a expandir ações sustentáveis e disseminar sobre a importância da logística reversa para empresas de todo o Brasil. Uma das ações é a expansão dos Pontos de Coleta Voluntária.
Como vimos anteriormente, os PEVs têm o papel de distribuir o material recebido e enviar para os centros de distribuição para fazer a reciclagem. Uma curiosidade que pode interessar é que a máquina responsável por fazer esse procedimento consegue reciclar até 300 toneladas do material por mês – um número bastante significativo.
Além disso, a Knauf também integra o Comitê do EPS Isopor® em parceria com a Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) e a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).
Não resta dúvidas de que a Knauf tem uma preocupação muito grande com o descarte e reciclagem do material, e para confirmar esse compromisso, este ano a empresa assinou o Pacto Global da ONU, que estabelece uma série de diretrizes em prol do meio ambiente e direitos humanos.
Ao assinar este pacto, a Knauf se compromete em colocar em prática as ações e processo produtivo de maneira transparente, enviando para a organização um relatório com as ações que vêm sendo realizadas de acordo com o que é proposto.
O Pacto Global da ONU conta com mais de 13 mil membros em 160 países, sendo a iniciativa sustentável mais influente do mundo.