O EPS Isopor® é amplamente utilizado em diversas aplicações devido às suas propriedades, como leveza, conservação de temperatura e sua reciclabilidade. Neste artigo, esclarecemos as principais dúvidas e compartilhamos informações que mostram que o EPS Isopor® é reciclável, desmentindo mitos e destacando seus benefícios ambientais.
O EPS Isopor® é reciclável?
Sim, 100% reciclável!
O EPS Isopor® é um material 100% reciclável, composto por 98% de ar e apenas 2% de plástico. Sua reciclagem é realizada principalmente por meio de reciclagem mecânica, nos quais o material pós-consumo ou resíduos de produção são reintroduzidos no processo produtivo e se transformam em novos produtos.
Entre os itens fabricados a partir do EPS reciclado oferecemos, por exemplo, materiais que compõem a linha de Construção Civil, como as lajotas moldadas. Para contribuir com a sustentabilidade, é fundamental destinar o EPS Isopor® à coleta seletiva ou a pontos de reciclagem especializados.
Programas de logística reversa têm incentivado a coleta e o reuso desse material, reduzindo sua presença em aterros sanitários. A Knauf Industries mantém iniciativas de logística reversa para o EPS Isopor®, permitindo que clientes e não clientes descartem o material utilizado, que é então reintegrado ao processo produtivo para a criação de novos produtos.
Como o EPS auxilia na sustentabilidade em alguns setores do mercado?
Construção civil
No setor da construção, o EPS Isopor® desempenha um papel fundamental devido às suas propriedades técnicas e benefícios ambientais. A sua produção não emite gases CFC ou HCFC, requer baixo consumo de água e energia. Por ser um material 100% reciclável, ele pode ser reintroduzido no processo produtivo, contribuindo para a redução de resíduos e impactos ambientais.
Além disso, a Knauf Isopor® incentiva a Logística Reversa intensamente, através de parcerias e projetos (Associações como ONGs), desenvolve PEVs (pontos de coleta voluntária), possui selos ambientais, e utiliza o Isopor® pós consumo descartado para produção de material reciclado. Vale ressaltar também que apesar de ter como base o plástico, a composição do poliestireno expandido conta com apenas 2% do material, enquanto 98% de sua fórmula é ar.
A versatilidade do material permite a aplicação em todas as fases da obra, desde a infraestrutura até o acabamento. Na Knauf, um exemplo prático dessa sustentabilidade é a produção de lajotas a partir de material reciclado, reforçando nosso compromisso com a inovação e a preservação ambiental. Para saber mais sobre esse processo, acesse nossa entrevista com o gerente Antônio Isaias.
Saúde
O EPS contribui diretamente para a sustentabilidade ao preservar a temperatura ao longo da cadeia fria e reduzir perdas de insumos essenciais. Amplamente empregado no setor da saúde devido à sua capacidade de conservação de temperatura, é utilizado em caixas térmicas para transporte de vacinas e medicamentos.
Portanto, o EPS Isopor® é sustentável?
O EPS Isopor® é, sim, um material sustentável. Suas características de reciclabilidade, baixo impacto ambiental durante a produção e aplicações em setores essenciais o tornam uma escolha responsável e eficiente.
Além disso, a Knauf é signatária do Pacto Global da ONU e tem certificações, como a ISO 14001 e o selo ECOVADIS. Iniciativas incluem eficiência energética, como a certificação I-REC, e o projeto local Isopor Amigo para promover a educação ambiental.
Ao optar por materiais como o EPS Isopor® e apoiar iniciativas de reciclagem, contribuímos para um futuro mais sustentável. Saiba mais sobre a reciclagem do EPS Isopor®, baixe nosso eBook gratuitamente abaixo.