A geração de lixo no país é um dos principais problemas que afetam o meio ambiente e a busca por um desenvolvimento sustentável. Para reduzir esses impactos, diversos movimentos já foram criados, como é o caso do Lixo Zero.
Esse movimento vem ganhando força e tem sido muito cobrado para que as empresas e indústrias façam parte, já que elas são responsáveis por grande parte dos resíduos que circulam na sociedade.
Para se ter uma ideia da quantidade de lixo que é gerado em nosso país, o Brasil é quem mais gera toneladas de resíduos sólidos em toda a América Latina. Ao todo, são mais de 79 milhões de toneladas por ano, o que representa 40% de todo o continente, segundo a Abrelpe e a ONU Meio Ambiente.
Portanto, é necessário uma mudança de comportamento de todos os envolvidos, tanto das indústrias que são responsáveis pela extração de novos recursos, quanto da sociedade, que necessita de novos conhecimentos e projetos para conscientização ambiental.
Acompanhe no artigo como o conceito Lixo Zero pode fazer parte da sociedade e a sua relação com a economia circular.
O que é o Lixo Zero?
O conceito Lixo Zero é um movimento com o objetivo de mudar o estilo de vida e práticas de toda a sociedade para que todos os materiais descartados possam ser reaproveitados. Trata-se de uma meta econômica, ética e visionária para um mundo cada vez mais sustentável.
Esse conceito foi estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) para promover alternativas aos aterros e aumentar a conscientização da comunidade sobre a importância e os benefícios de poder reutilizar um recurso. Entre essas vantagens destacamos a geração de empregos e a possibilidade de surgir novos negócios.
No Brasil, a ZWIA é representada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) desde 2010 e definiu quatro pilares para que esse conceito seja abordado:
- Repensar: refere-se a maneira com que descartamos os resíduos;
- Reutilizar: refere-se aos materiais que podem ser reutilizados;
- Reduzir: refere-se à necessidade de lixo que geramos;
- Reciclar: reaproveitar toda a matéria-prima do resíduo para nova função.
Ações para evitar o aumento de resíduos sólidos
A sustentabilidade e o Lixo Zero são dois conceitos que andam juntos, já que esse movimento tem como um dos principais objetivos garantir o desenvolvimento sustentável.
Dentro das indústrias, o termo sustentabilidade tem sido cada vez mais abordado, tanto que mais de 76% das indústrias brasileiras já aplicam ações sustentáveis focando em economia circular, de acordo com a CNI (Confederação Nacional das Indústrias).
Além disso, é importante destacar que não reaproveitar os materiais pode acarretar em problemas sociais e econômicos. O Brasil perde aproximadamente R$ 14 bilhões por ano e deixa de gerar novos empregos com o descarte incorreto, já que a reciclagem consegue gerar novos postos de trabalhos, desde catadores até operários em fábricas de reciclagens.
Para mudar esse cenário, nós listamos algumas ações que apoiam o Lixo Zero e que devem ser adotadas no dia a dia. Confira!
Educação Ambiental
A educação ambiental é a principal ação quando abordamos sobre a conscientização da sociedade. Isso permite que toda a comunidade esteja envolvida com as empresas para um desenvolvimento mais sustentável.
O assunto é geralmente trabalhado dentro das escolas e, por isso, algumas empresas já começaram a firmar parcerias. Em 2021, a Knauf participou de um projeto desenvolvido pela secretaria do Meio Ambiente de Atibaia-SP, com o objetivo de levar conteúdo de qualidade sobre a importância da coleta seletiva e também disseminar a informação que o material EPS Isopor® é reciclável. Para saber mais sobre esse projeto, clique aqui!
Consumo Responsável
O consumo responsável ou consciente é outro ponto para apoiar o lixo zero. Além de sempre optar por empresas sustentáveis, como é o caso da Knauf, é importante escolher produtos com embalagens sustentáveis e que possam ser recicladas após o consumo.
Um exemplo é o material que a Knauf utiliza na fabricação de embalagens e peças técnicas – EPS Isopor®, material composto 98% de ar e 2% de plástico e que pode ser reutilizado desde que seja descartado de maneira correta.
Gestão de Resíduos Sólidos
A gestão de resíduos sólidos é uma prática que busca reduzir o volume de resíduos gerados e conscientizar a sociedade como um tudo a descartar os materiais de maneira correta, para que possam ser reaproveitados no desenvolvimento de novos produtos. Ou seja, um conjunto de ações que envolve desde a coleta do material até a sua destinação final.
A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) destaca que as empresas são responsáveis pelo lixo gerado e são obrigadas a incentivar o reaproveitamento, diminuindo, assim, os impactos ambientais.
Coleta Seletiva
Presente em mais 73% das cidades, de acordo com a Abrelpe, a coleta seletiva é uma ação com o objetivo de captar os resíduos e dar a eles o destino correto. Ao todo, são diversos materiais que podem ser descartados, cada um em uma lixeira diferente, como o plástico e o EPS Isopor® no vermelho, os metais no amarelo e os papéis no azul.
A economia circular da Knauf como caminho para o Lixo Zero
A Economia Circular é uma das práticas que devem ser englobadas quando falamos sobre o conceito Lixo Zero. Trata-se de uma filosofia que tem como princípio a reutilização de materiais até o momento em que ele não puder mais ser transformado, reutilizado e reciclado.
É importante que todas as indústrias passem a adotar essa filosofia, já que a economia linear (produzir, utilizar e descartar) não é mais viável nos dias de hoje. Entre os principais motivos é que a natureza não consegue mais repor na mesma quantidade em que os recursos são extraídos, o que irá afetar diretamente as gerações futuras.
Nós, da Knauf, sabemos exatamente da importância de cuidar do meio ambiente, sendo esse um de nossos principais compromissos e, por isso, adequamos todas as suas operações conforme a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e contribuímos com a logística reversa.
Uma de nossas ações é justamente praticar a economia circular, disseminar a sua importância e conscientizar as empresas e sociedade como um todo. Para isso, disponibilizamos em cada uma de nossas unidades PEVs (Pontos de entrega voluntária), locais em que recolhemos o material EPS Isopor® e reintroduzimos em nossos processos.
Para saber os endereços dos PEVs e todas as nossas ações sustentáveis, clique aqui!