Logística reversa: O que é e seus benefícios

A logística reversa tem se apresentado como uma das principais ações sustentáveis realizadas pelas empresas para evitar o aumento de resíduos sólidos e a extração exagerada de matéria-prima. E na Knauf, esse assunto tem ganhado ainda mais relevância.

Diante da importância e da necessidade de mudarmos o nosso comportamento em relação ao meio ambiente, o que trouxe o termo sustentabilidade como uma das palavras do século, a logística reversa é apenas uma das práticas sustentáveis que merece destaque.

Um dos principais pontos desse conceito vai de encontro ao que os especialistas e a sociedade cobram das indústrias. Desde a primeira revolução industrial, o homem tem extraído um alto número de recursos naturais e as consequências não são animadoras, já que a natureza não consegue mais repor proporcionalmente, o que irá prejudicar o desenvolvimento das gerações futuras.

Além da questão sustentável, essa ação também possui impacto na economia mundial. Isso porque, todos os anos, bilhões de dólares são movimentados em processos que buscam a economia de recursos com a liberação de espaços em aterros e em outros locais que o descarte acontece.

Portanto, é um tema que pode ser levado para diversas áreas e com impactos no ambiente organizacional, social e ambiental. Neste artigo vamos entender sobre o seu surgimento e os seus principais benefícios.

O que é a logística reversa?

Logística tem como significado um conjunto de ações cuja finalidade é planejar, armazenar e otimizar a entrega de produtos para os compradores por parte das empresas.

Quando falamos em logística reversa, é o processo oposto, quando os produtos voltam para as empresas para que possam ser reaproveitados, diminuindo a necessidade de utilizar novas matérias-primas e reduzindo os impactos ambientais.

Esse termo surgiu nos anos 90 com a preocupação das empresas em realizar o descarte correto dos produtos. Além disso, foi quando a indústria se deu conta que ela também possui impacto no desenvolvimento da sociedade e, portanto, precisou pensar em ações que beneficiassem os dois lados.

O processo de logística reversa faz parte da economia circular e tem como principal objetivo fazer com que os produtos e os resíduos consumidos tenham um retorno sustentável. Ou seja, é um processo adotado pelas empresas para que seja feita a gestão de resíduos sólidos de maneira correta e eficaz, incorporando o material que foi coletado em pontos de coleta ou nas empresas consumidoras, para que sejam transformados em novos produtos.

Após serem utilizados, muitos materiais podem ter a sua vida útil estendida ou serem reaproveitados em outras soluções ou aplicações.

Diante da sua importância com o passar dos anos, a logística reversa foi definitivamente firmada através da Lei nº 12.305/2010 publicada pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Com isso, ela passou a ser uma prática obrigatória e permitiu maior cuidado com as questões ambientais.

Quais são os benefícios da logística reversa?

Um dos principais benefícios proporcionados pela logística reversa é a sua relação próxima com o meio ambiente, auxiliando no combate a diversos problemas, como o desmatamento das florestas. Isso ocorre devido à diminuição da necessidade de extração de recursos.

Outro benefício é a redução de lixo, o que auxilia em cidades mais limpas e diminui a poluição e suas consequências.

Portanto, é uma ação que engloba os três pilares da sustentabilidade: responsabilidade social, proteção ambiental e sucesso econômico, trazendo benefícios para diversos setores. Confira outros abaixo:

  • Redução de custos, devido ao reaproveitamento de matéria-prima;
  • Estímulo da reciclagem;
  • Vantagem competitiva.

Os tipos de logística reversa

Reuso

O reuso é o que também chamamos de reaproveitamento por parte de outro consumidor. Um exemplo que encontramos no dia a dia são as negociações de carro e livros, que são reutilizados por outras pessoas sem desmanche.

Logística Reversa Pós-Consumo

A mais utilizada por parte das empresas, como a Knauf, esse é o modelo que apresentamos ao longo do artigo, na qual as empresas fabricantes recolhem o material ou produto consumido para que possam ser reaproveitados.

Embalagens de EPS Isopor®, garrafas de vidro e metais são alguns dos exemplos mais comuns que englobam esse modelo.

A importância da logística reversa

Além da questão ambiental, a importância da logística reversa para a economia mundial também precisa ser destacada. Bilhões de dólares são movimentados no processo que alia que alia economia de recursos com liberação de espaço em aterros e outros pontos de descarte.

Outro ponto que vale destaque é a preocupação econômico social por parte das organizações. Com isso, a logística reversa é considerada uma estratégia esperta e que faz com que a indústria economize em seus recursos.

Como implementar uma logística reversa?

Para colocar em prática um plano de logística reversa em sua empresa, é fundamental ter o conhecimento sobre os produtos que são utilizados, como os materiais em sua composição, maneiras de utilização e etc. Em seguida, os seguintes passos devem ser feitos:

1º passo: Estabelecer uma política clara e metas a serem alcançadas;
2º passo: Envolver os funcionários no processo, de modo que possam ajudar e compartilhar as ações;
3º passo: Divulgar a ação e incentivar os clientes a realizarem.
4º passo: Colocar a ação em prática!

Como a Knauf colabora na logística reversa do EPS Isopor®

Como uma empresa que adota a sustentabilidade como uma de suas principais responsabilidades, a Knauf Isopor® tem toda a estrutura desenvolvida e já realiza a logística reversa dos seus clientes, além do compromisso em disseminar a importância das empresas realizarem a logística reversa.

A empresa disponibiliza em suas unidades PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), que possuem a função de receber os materiais em EPS Isopor® para que possam ser reaproveitados eu seus processos. O funcionamento ocorre 24 horas por dia e estão disponíveis nas cidades de São Paulo (SP), Atibaia (SP), Joinville (SC), Manaus (AM), Sapucaia do Sul (RS), São Simão (SP), Sarzedo (MG) e Simões Filho (BA).

Além disso, a Knauf também possui diversas outras ações com foco em sustentabilidade, como membro do Comitê do EPS Isopor® em parceria com a Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) e a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) e assinatura do Pacto Global da ONU.

Para saber mais sobre as ações sustentáveis da Knauf e conhecer os endereços de cada um dos PEVs, clique aqui agora mesmo!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

INSTAGRAM

Rolar para cima