A sustentabilidade na construção civil é um dos assuntos mais comentados e indispensáveis entre os engenheiros e arquitetos. Isso porque a quantidade de resíduos e o consumo de energia estão entre os maiores vilões de uma obra que ainda não adotou o conceito de práticas sustentáveis em seu dia a dia.
Atualmente, a construção civil é um dos principais setores da economia, responsável por um alto número de empregos e grande participação no PIB. Os atuais indicadores apontam que o PIB da construção civil cresceu 9,7% em 2021, segundo o IBGE, tendo o seu melhor resultado desde 2010.
Portanto, é possível entendermos a importância desse setor para a sociedade. Mas, a maneira com que os projetos têm sido feitos ao longo dos anos tem ocasionado grandes prejuízos, principalmente para a questão ambiental.
Diversos estudos e artigos acadêmicos, como esse divulgado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, apontam que o setor é responsável por utilizar mais de 50% de todos os recursos naturais disponíveis, trazendo sérios riscos, principalmente ao desenvolvimento sustentável, que tem a finalidade de trabalhar soluções para o gerenciamento de recursos naturais de maneira correta e equilibrada, a fim de suprir as necessidades atuais sem comprometer a geração futura.
Por isso, a sustentabilidade na construção civil tem se tornado uma grande tendência e nesse artigo vamos entender mais sobre como adotar essa prática e quais são suas principais vantagens.
A tendência da sustentabilidade na construção civil
O conceito de sustentabilidade surgiu em 1987 no relatório de Bruntland e tem ganhado espaço no vocabulário da sociedade. O motivo é o aumento da consciência das pessoas, que buscam uma mudança em suas ações para diminuir o impacto no meio ambiente e nas áreas sociais e econômicas.
Diante disso, o tema começou a ser uma tendência na área da construção civil. Os engenheiros buscam ao máximo reduzir os impactos ambientais em suas construções, além de aumentar a viabilidade econômica e a qualidade de vida das pessoas.
Outro motivo também é que apostar na sustentabilidade permite aumentar a competitividade no mercado. Isso porque é mais comum vermos os clientes escolherem empresas que optam pela redução de impactos ambientais, econômicos e sociais.
Principais vantagens da sustentabilidade na construção civil
Além da redução de impactos ambientais e a possibilidade de maior qualidade, eficiência e otimização das obras, optar pela sustentabilidade na construção civil apresenta ainda diversos benefícios, tanto para os engenheiros quanto para quem irá viver esse conceito na prática.
- Maior conforto;
- Redução de tempo;
- Maior facilidade de instalação;
- Eficiência energética;
- Melhor qualidade de vida ao usuário;
- Gestão de resíduos;
- Valorização;
- Durabilidade;
- Melhor uso dos recursos naturais.
3 práticas de sustentabilidade na construção civil
De acordo com a U.S. Green Building Council (USGBC), o Brasil se configura entre os países que mais realizam construções sustentáveis, sendo atualmente o quarto lugar nesse ranking. Além disso, o país também conta com a certificação internacional LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, por realizar várias construções sustentáveis por m².
Isso ocorre, principalmente, porque as grandes construtoras sabem da importância de um desenvolvimento sustentável e do quanto uma edificação desse tipo pode causar um impacto positivo em toda a sociedade. Sendo assim, separamos abaixo 3 práticas que não podem faltar para a garantir a sustentabilidade na construção civil.
1. Planejamento adequado
O planejamento é uma das principais etapas de uma obra. O motivo é a possibilidade de analisar todos os custos, utilização de materiais e as principais estratégias para o desenvolvimento.
A tecnologia é uma das principais auxiliadoras dos responsáveis pelos projetos de construção civil, ajudando inclusive a economizar energia, controlar a temperatura do local e evitar desperdícios;
2. Gestão de resíduos
Regulamentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Resolução CONAMA 307/2002, a gestão de resíduos tem como objetivo reduzir o número de entulhos e fazer o descarte correto dos materiais de modo que não prejudique o meio ambiente.
Estudos apontam que mais de 90% de todo o lixo gerado pode ser reciclado, o que iria garantir economia e preservação dos recursos naturais. Ou seja, é papel do engenheiro elaborar estratégias para incentivar essa ação.
3. Uso de materiais sustentáveis
A escolha dos materiais que serão utilizados também impacta diretamente nas características sustentáveis de um projeto.
O uso do EPS Isopor® é uma ótima escolha por se tratar de um material composto por 98% de ar e apenas 2% de poliestireno expandido, ele é 100% reciclável, permitindo mais sustentabilidade e leveza para os projetos.
Além disso, o material possui diversas aplicações, desde nivelamento de terrenos até a decoração. Em nosso blog, você encontra um artigo exclusivo com 8 aplicações do EPS Isopor® em sua construção, confira!
Como a Knauf pode ajudar em sua obra?
Líder no processamento de EPS Isopor®, a Knauf é uma empresa que possui a sustentabilidade como um de seus principais compromissos. Portanto, estamos prontos para atender cada etapa da sua obra e ser a empresa estratégica e parceira para a sua construção, com foco em soluções sustentáveis
Para saber mais sobre como podemos ajudar e conhecer todas as nossas soluções para a construção civil, entre em contato agora mesmo!