5 Tendências de sustentabilidade na construção civil

Discutir as tendências de sustentabilidade na construção civil tornou-se uma obrigação por parte das empresas e especialistas, especialmente por ir de encontro ao surgimento de novas técnicas e tecnologias à medida em que grandes lideranças mundiais discutem em como reduzir os impactos ao meio ambiente.

Existem muitas tendências de sustentabilidade voltadas para apoiar engenheiros e arquitetos a tornarem suas obras menos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. De acordo com o professor Vahan Agopyan da Escola Politécnica da USP, o segmento da construção civil é um dos que mais consomem recursos naturais. 

Um outro ponto que requer atenção é o consumo de energia, já que sempre que uma nova edificação surge, este consumo tende a aumentar. Logo, a construção civil não pode ser pensada apenas na forma de criar processos menos agressivos à natureza, mas também pensar no pós, ou seja, em quais elementos irão compor um espaço para oferecer bem-estar para os usuários. 

Atualmente, já existem técnicas e materiais que ajudam a trazer mais conforto e responsabilidade ecológica em todas as etapas do processo. Afinal, sustentabilidade é um conceito que relaciona todas essas variáveis e procura oferecer uma boa experiência tanto para as empresas construtoras, como para o meio ambiente e o consumidor final. 

Para você que quer se aprofundar no tema, separamos 5 tendências de sustentabilidade na construção civil que prometem ajudar a reduzir os impactos do setor no meio ambiente. Continue a leitura para conhecer cada uma delas!

Principais tendências de sustentabilidade na construção civil

1- Energias renováveis

As energias limpas vêm se tornando um grande atrativo para promover a sustentabilidade na construção civil. Isso porque o consumo energético é uma das pautas que mais preocupam as lideranças mundiais. 

O uso de energias renováveis é justamente para minimizar o consumo exagerado e com isso, preservar mais o meio ambiente e os recursos naturais. De acordo com os dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92% em 2022, com média de 62 mil megawatts por mês de energia.

Essas são as principais fontes de energia limpa utilizadas hoje em dia:

Energia Solar

A energia solar, como o próprio nome sugere, é aquela que utiliza os raios solares para extrair a energia necessária. A peça responsável por realizar esse procedimento é o painel fotovoltaico, que pode ser instalado nos telhados e que também auxilia no aquecimento de água. Segundo o Boletim de Tendência, do Sebrae Inteligência Setorial, essa é uma das principais tendências energéticas no Brasil atualmente.

Energia Eólica

A energia eólica é gerada por meio da força dos ventos e exige condições naturais para a sua produção, isto é, uma grande incidência de vento e espaço. Por conta disso, algumas cidades não possuem condições de investir nesse modelo de produção de energia. Atualmente, o estado considerado o maior produtor de energia eólica é o Rio Grande do Norte, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

Nós, da Knauf, somos uma empresa que tem como principal fonte de energia a eólica, o que nos possibilitou a certificação I-REC, que tem como finalidade comprovar que a energia elétrica consumida pela empresa é proveniente de uma fonte de energia renovável e limpa. Para saber mais sobre o assunto, confira uma entrevista com o nosso Coordenador Nacional de Compras, Luis Donizetti, clicando aqui.

2- Gestão de resíduos

O segmento da construção civil enfrenta desafios ambientais já que utiliza recursos naturais e uma possibilidade de superá-los é fazer de maneira assertiva a gestão de resíduos. Desde 2003, o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabelece diretrizes para a gestão de resíduos gerados na construção civil, para direcionar os restos que ficam dos processos para o destino correto. 

Para realizar o racionamento de resíduos, é recomendado a utilização de materiais recicláveis para a obra, como o EPS Isopor®, que pode ser reciclado após o seu uso.

3 –  Uso de plataformas digitais 

A tecnologia está presente em diversos segmentos da economia, e na construção civil ela não seria diferente. O uso de plataformas digitais ajuda em diferentes frentes: desde o racionamento de matérias-primas, organização dos prazos, monitoramento de descarte e outras ações que afetam o meio ambiente, como na redução de papéis utilizados para os desenhos, por exemplo.

Uma ferramenta recomendada é o BIM (Building Information Modeling), software de modelagem em 3D que garante aos profissionais reunir todos os componentes de todos os fornecedores em um só local, facilitando a tomada de decisão e a redução de custos.

4- Economia de água

Reduzir o consumo de água é uma das principais metas para se alcançar a sustentabilidade na construção civil. De acordo com um levantamento feito pela GBC US (US Green Building Council), a construção civil sozinha consome cerca de 21% da água tratada do mundo

Para reduzir esse consumo, algumas técnicas devem ser utilizadas como a captação da água da chuva, o uso de poço artesiano, redução do uso de concreto e, por fim, o reuso de água, ou seja, destinar o recurso hídrico que foi utilizado em uma determinada tarefa para outra.

5- Uso de materiais recicláveis

Por fim, a escolha correta dos materiais, como os recicláveis, se tornou uma verdadeira tendência dentro da construção civil. O EPS Isopor®, por exemplo, é um material 100% reciclável, sendo 98% de ar e 2% de plástico, e pode ser utilizado tanto nas partes estruturais quanto nas decorações e acabamentos.

Além disso, o material é versátil, leve, resistente e sustentável, podendo ser aplicado em várias etapas da obra.

Para utilizar esse material e garantir mais sustentabilidade na construção civil, a Knauf Isopor® oferece um portfólio completo de soluções para o setor, como lajotas, concretos leves e forros

Entre em contato e solicite um orçamento com nossa equipe de vendas!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

INSTAGRAM

Rolar para cima